Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Curvas da vida – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

30/10/2025 - 07:10

A verdade se resume em meia dúzia de palavras. Há quem pense que frases floridas, longas, cheias de curvas e dificuldades para que as entendamos são sabedorias expressas no texto. Quem pensa assim é um parvo. Vamos lá, vamos à simplicidade da vida. Mão na minha caixa de sapatos cheia de frases, mexo, remexo e lá vem ela, a frase deste nosso encontro: – “Nada é tão bom quanto parece à primeira vista”. Frase dita pela romancista britânica George Eliot (1819/1880), mulher de sabedoria especial, escritora, mas… Teve que adotar nome de homem, as mulheres no passado (como hoje) tinham que se esconder e despistar seus talentos, muitas inclusive foram autoras de sinfonias inesquecíveis e livros históricos, tudo assinado por homens prepotentes e “caídos” existenciais. Essa frase da “George” tem sólidos alicerces. Costumamos imaginar nossos sonhos como paraísos na terra, todavia, quantos e quantos casamentos assim sonhados foram decepções mais tarde? Quantas férias desenhadas como inesquecíveis se tornaram logo depois pesadelos, desapontamentos? Tudo bem, não podemos pensar sempre no pior antes do pior, mas colocar todas as maçãs da nossa vida no mesmo cesto é um grande risco. Viver duvidando é uma segura danação, mas acreditar cegamente em qualquer possibilidade ou proposta também pode ser uma formidável decepção. Já foi dito que o melhor modo de agir é nem tanto ao céu nem tanto à terra, a virtude está no meio. A grande encrenca vem de uma sólida verdade da Psicologia, aquela que diz que – a predisposição altera a percepção. Tendemos a ver o que queremos ver, um modo psicologicamente defensivo para evitarmos problemas, perdas e danos, porém… Quem já tropeçou no tapete tem medo até da toalha de rosto… Predisposição. E a predisposição, insisto, altera a percepção. “George” dizia que – “Nada é tão bom quanto parece”. Então, fica a pergunta: existe alguma certeza na vida? Existe, o ponto final… Desse ninguém escapa. Mas há também outras verdades incontestáveis, podemos mudar muitas coisas na vida, como, por exemplo, condutas e credos em vidas alheias. Mão estendida, disposição para ajudar, amor e a lembrança viva de Marcos 9.23 – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” são ações que produzem milagres. “George”, é bom também não esquecer que muito do que nos parece ruim é bom…

SAFADOS

Desejo que se danem. Ouça a manchete: – “Mercenários brasileiros na guerra da Ucrânia pedem socorro”. Jovens. Os covardes fugiram do Brasil para ganhar uma miséria dando tiros em pessoas que nada têm a ver com eles. Os documentos desses “guerreiros” mercenários lhes foram tirados, o dinheiro não lhes está sendo dado e estão a passar fome. Tomem, fujões das famílias! E que não voltem para o Brasil, safados!

FAMÍLIAS

Você acha que um jovem que foi bem-educado pela família, que foi bem orientado por professores vai sair pelo mundo dando tiros sem propósito? E mercenário é de fato quem “vende” a sua disposição para guerrear por estranhos, seja qual for a razão. Vale dizer, cafajestes. Vida familiar bem dirigida, bons incentivos e exemplos na infância fazem os verdadeiros “guerreiros” da vida: os vencedores por qualidades sociais e éticas. Infelizmente, estamos em crise nessa área. Uma terrível “Covid” familiar.

FALTA DIZER

As mulheres são, comprovadamente, mais inteligentes que os homens em tudo. A Psicologia comprova isso, mas para enganar a torcida os homens inventaram os “santos”, fundadores das religiões, todos homens… E como será a sociedade se as mulheres se impuserem e passarem a exigir tudo por igual? Meio a meio em tudo, hein? Não duvidem…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.