Com o desfile extra, a Oktoberfest contou neste ano com sete apresentações oficiais na Rua 15 de Novembro – chegando a oito com o desfile da Vila Itoupava. O evento, que reúne música, dança, trajes típicos e alegria, é considerado uma verdadeira Oktoberfest a céu aberto – quando a festa deixa os pavilhões do Parque Vila Germânica e toma conta do coração da cidade.
Entre o público que acompanhou o último desfile de 2025, a emoção tomou conta. A blumenauense Fabiana Tofanetto, de 45 anos, conta que o momento foi de pura nostalgia. “Me remete muito à minha infância, porque participei desde as primeiras Oktoberfests. Me traz muitas recordações e saudade”, relatou.
Para quem esteve sobre os carros alegóricos, a sensação foi de alegria e dever cumprido. Jeneci Cardoso da Silva, integrante do carro A Fantástica Fábrica de Chopp, destacou o entusiasmo em participar do último desfile. “Fantástico! Mesmo tendo ficado até tarde na Vila Germânica, a gente acordou animada, pensando: é o último desfile! A Oktoberfest é a melhor festa que temos, e sempre teremos”, comemorou.
O DJ Denny Mello, que desfilou no “Wurstwagen”, o famoso Carro da Linguiça, também celebrou o retorno da tradição. “Muito legal! Acho que está resgatando os desfiles de antigamente. Tenho certeza de que vai ser um sucesso. Todos os desfiles deste ano foram maravilhosos, e o público veio prestigiar com muita alegria”, destacou.
Com o sol, o chope e a energia contagiante de milhares de pessoas, o desfile de domingo marca o encerramento da 40ª Oktoberfest Blumenau com chave de ouro, celebrando quatro décadas da maior festa alemã das Américas e o orgulho de uma cidade que transforma a tradição em alegria coletiva.