A 35ª Schützenfest será marcada por um salto tecnológico na segurança. Pela primeira vez, o evento contará com câmeras com reconhecimento facial e inteligência artificial, resultado da parceria entre a Prefeitura, a WEG e as forças de segurança do Estado — Polícia Militar, Civil, Científica e Penal.
A WEG implantará uma rede de câmeras de alta definição a cada 50 metros quadrados, todas conectadas a um centro de monitoramento dentro do Parque de Eventos.

Foto: Divulgação
Os equipamentos foram doados ao município. O sistema analisa padrões de comportamento, identifica horários de pico e contabiliza o público em tempo real. “É um orgulho usar tecnologia desenvolvida aqui para proteger nossa cidade”, afirmou Manfred Peter Johann, diretor-superintendente da WEG Automação.
O prefeito Jair Franzner destaca que a inovação faz parte da identidade jaraguaense. “Somos referência em tecnologia e organização. Agora, levamos isso também para a segurança, por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Queremos que todos venham se divertir com tranquilidade. É possível manter viva a tradição, utilizando a tecnologia à nosso favor. Vai ser a Schützenfest mais moderna e segura que já fizemos.”

Foto: Divulgação
Grupo de Trabalho
Na sexta-feira (24), o Grupo de Trabalho da Segurança definiu detalhes para instalação do Centro de Monitoramento, que ficará na entrada do Pavilhão A. O presidente da CCO, Paulo Chiodini, reforça que a segurança é prioridade e que a integração vai garantir respostas rápidas, quando necessário.
De acordo com o subcomandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, Major Gustavo Felipe de Oliveira Córdova, coordenador do Grupo de Segurança da CCO, a medida representa um avanço significativo. “O objetivo é que as pessoas possam transitar até a festa e aproveitar cada momento com segurança. As câmeras de reconhecimento facial vão nos ajudar a identificar suspeitos e prevenir crimes dentro e fora do parque. Com tecnologia e reforço de outros batalhões, estamos preparados para qualquer situação”, explica.

Foto: Divulgação
O delegado regional Éric Uratani destaca que as forças vão atuar lado a lado. “Se alguém com mandado em aberto for identificado, a ação será imediata.”
A Polícia Científica e a Polícia Penal também terão participação direta, oferecendo suporte técnico e reforço operacional. Ao todo, serão 41 câmeras exclusivas, monitoradas em tempo real. A Schützenfest 2025 promete ser não apenas uma celebração das tradições germânicas, mas também um modelo de segurança e inovação.
