A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi acionada no Terminal Rodoviário Rita Maria, no Centro de Florianópolis, para atender uma ocorrência envolvendo um homem em aparente parada cardiorrespiratória. A ocorrência aconteceu na noite de sexta-feira (24).
A equipe foi informada por vigilantes do terminal de que um indivíduo havia desfalecido no interior da estrutura. No local, os policiais encontraram o homem, já identificado, caído ao solo, com sinais evidentes de cianose e ausência de respiração e batimentos cardíacos perceptíveis. De imediato, os policiais iniciaram manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP), conseguindo restabelecer parcialmente os sinais vitais.
Apesar do esforço inicial, o homem voltou a entrar em parada e foi novamente submetido às manobras de reanimação, obtendo breve resposta até a chegada da equipe do Samu. Os socorristas assumiram os procedimentos com o uso de equipamentos avançados de reanimação, incluindo compressão torácica automatizada e suporte medicamentoso. O paciente apresentou retorno dos sinais vitais em duas ocasiões, mas, infelizmente, evoluiu a óbito no local.
Durante a verificação de seus pertences, os policiais localizaram em sua bagagem aproximadamente 4,2 kg de substância análoga a haxixe e 3,8 kg de substância análoga à maconha, totalizando cerca de 8 kg de material entorpecente. As substâncias estavam acondicionadas em invólucros plásticos.
Diante dos fatos, foi acionado o Instituto Geral de Perícias (IGP) para os trâmites legais de perícia e recolhimento do corpo. As substâncias ilícitas foram apreendidas e encaminhadas à Central de Plantão Policial (CPP) para os procedimentos legais.