Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Por que os mosquitos picam algumas pessoas e outras não? A ciência explica

Foto: Pixabay/Alexander Fox | PlaNet Fox

Por: Milena Natali

26/10/2025 - 17:10 - Atualizada em: 26/10/2025 - 17:49

Se você é daquele tipo que sai de um churrasco com o corpo cheio de picadas enquanto os amigos saem ilesos, saiba que não é azar, é química! Estudos recentes mostram que os mosquitos têm preferências bem definidas, e algumas pessoas são literalmente “ímãs de mosquito” por causa do que exalam pela pele.

Pesquisadores descobriram que o segredo está nos ácios carboxílicos, substâncias naturais que o corpo libera. Quem produz mais desses compostos, especialmente os ácidos pentadecanóico, heptadecanóico e nonadecanóico vira um verdadeiro banquete aromático para os insetos.

Ou seja: os mosquitos escolhem as vítimas pelo cheiro, não pelo sangue (como muita gente acredita). E esse perfume irresistível varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como genética, alimentação e até hormônios.

Cerveja, gravidez e… malária?

Sim, tem mais. O estudo, publicado na revista Cell, também revelou que certas situações deixam o corpo ainda mais atraente para os mosquitos, como consumir cerveja, estar grávida ou estar infectado com o parasita da malária.
O motivo? Alterações químicas no suor e na respiração que criam um “coquetel de aromas” que os mosquitos simplesmente não resistem.

E por que algumas pessoas quase nunca são picadas?

Não é que elas tenham repelente natural, elas apenas não produzem os compostos certos para atrair. Segundo os pesquisadores, os “sortudos” não emitem substâncias repelentes, apenas não cheiram tão bem (para os mosquitos, claro 😅).

Mas, atenção: em locais com infestação, até os menos atraentes viram alvo. Se você é o único humano disponível, adivinha? O mosquito não vai ser exigente.

Como se proteger

As picadas de mosquito vão muito além da coceira: podem transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, os especialistas do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) recomendam:

  • Use roupas de manga comprida e tecidos leves;

  • Esvazie recipientes com água parada (eles são criadouros perfeitos);

  • Use repelentes sempre, mesmo dentro de casa;

  • E se tiver bebê, cubra carrinhos com mosquiteiros.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.