Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Concessão do Mercado Municipal avança na Câmara de Joinville

Foto: Reprodução/OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/10/2025 - 05:10

Passou na Comissão de Finanças, com parecer favorável de Kiko da Luz (PSD), nesta quarta-feira (22), a concessão do Mercado Municipal Germano Kurt Freissler para exploração da inciativa privada, no Projeto de Lei Ordinária Nº 29/2025, de autoria da Prefeitura de Joinville.

A proposta, que ainda precisa do aval da Comissão de Urbanismo, estipula prazo máximo de concessão de 25 anos. Estão previstas a reforma e revitalização do prédio histórico.

A futura concessionária obteria remuneração por meio da receita da exploração comercial dos espaços, eventos, direitos de denominação, estacionamento, entre outras atividades que não forem proibidas por lei ou pelo contrato.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A Comissão de Finanças aprovou uma emenda ao texto da proposta, de autoria de Cleiton Profeta (PL), garantindo direito de permanência aos titulares dos contratos de concessão firmados durante a vigência da Lei nº 5.948, de 06 de novembro de 2007, até o final do prazo de vigência das respectivas concessões de uso onerosas.

Esse direito de permanência, diz a emenda, “será exercido mediante o pagamento de valor de aluguel idêntico ao até então pago a título de outorga ao município, corrigido anualmente pelo IPCA/IBGE, devendo ocorrer a rescisão do contrato firmado com o município e celebração de novo instrumento com a concessionária, que observará os prazos e valores previamente estabelecidos com o município.”

Mais conforto e segurança

“O Mercado Municipal de Joinville é um marco histórico e cultural que acompanhou a evolução da região ao longo dos anos”, argumenta o prefeito Adriano Silva (Novo), na mensagem aos vereadores, “ao longo dos últimos anos foram realizadas reformas pontuais na estrutura do Mercado, e a sua completa revitalização permitirá trazer mais conforto e segurança aos visitantes e aos comerciantes”.

A mensagem diz ainda que “a revitalização permitirá, também, que o Mercado se volte ao Morro da Boa Vista, ao Rio Cachoeira e ao Parque Linear Porto Cachoeira, fomentando a integração entre dois equipamentos públicos e o despertar para a importância ecológica e paisagística dos patrimônios naturais joinvilenses”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.