O deputado federal catarinense Fábio Schiochet (União Brasil), presidente do Conselho de Ética da Câmara, alerta sobre o risco de o seu colega, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ser cassado pela Mesa Diretora por conta das ausências nas sessões legislativas. Eduardo segue nos Estados Unidos de forma voluntária, sem exercer seu mandato. Schiochet destaca que o filho 03 do ex-presidente Bolsonaro não pode cumprir suas funções parlamentares sem marcar presença em Brasília, e o excesso de faltas ameaça, sim, seu mandato. O parlamentar catarinense faz uma comparação com um estudante: “Ao final do ano ele pode até ter nota para passar, mas se não tiver presença suficiente, não será aprovado”. Ele lembrou outro deputado, Chiquinho Brazão, que acabou cassado pelo Conselho de Ética por conta da acusação de participação no assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, mas também perdeu o cargo pela Mesa Diretora por conta das faltas. No Conselho de Ética há outros três processos pedindo o afastamento de Eduardo Bolsonaro, mas foram apensados e seguem em tramitação.
Morro dos Cavalos
As concessionárias Arteris (trecho Norte) e Motiva (trecho Sul) da BR-101 se mostraram parceiras na ideia da transferência de responsabilidade do trecho de 23 km da Arteris para a Motiva, que poderá resultar na obra dos túneis no Morro dos Cavalos, um dos pontos críticos da principal rodovia que corta o estado. O tema foi debatido em audiência pública, em Brasília.
Críticas
Proposta pelo deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados, a audiência discutiu o tema defendido pelo Fórum Parlamentar Catarinense e Fiesc. No encontro, não faltaram críticas ao Ministério dos Transportes, que, segundo os envolvidos, no órgão há falta de definição técnica e de prazos.
Leite
O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) destacou os baixos valores que os produtores de leite recebem no estado. Segundo ele, há aumento na produção de 18% em quatro anos e a importação é de 3% em SC. Além disto, lembrou que a Alesc já aprovou isenção de ICMS. Para ele, falta o governo estadual se mexer e buscar soluções para a situação.
Racismo

Foto: Arquivo/Agência AL
Lamentáveis as manifestações racistas sofridas pela jovem de 18 anos Pietra Travassos, eleita Miss SC, na última sexta-feira, em Criciúma. Enquanto comemorava a conquista, ela viu suas redes sociais serem invadidas com ataques racistas. Uma deles chegou a dizer que o estado “não era zoológico”. A prefeitura de Siderópolis, sua cidade, precisa tomar providências.