O presidente estadual do MDB, deputado federal licenciado e secretário de estado de Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, disse, em entrevista exclusiva à coluna, que vê com naturalidade a indicação do seu partido para ocupar a vaga de vice-governador na pré-candidatura de Jorginho Mello à reeleição em 2026, como afirmou o governador na última sexta-feira. Com mais de 180 mil filiados, 70 prefeitos, 59 vices e 741 vereadores no estado, além de seis parlamentares na Alesc e quatro em Brasília, o “Manda Brasa” tem, conforme Chiodini, estatura e capilaridade suficientes para estar na disputa majoritária. Mais: a relação entre o chefe do Executivo com a sigla remonta aos tempos de Luiz Henrique da Silveira, numa parceria exitosa. Para Chiodini, por todos esses argumentos, nada mais certo do que o MDB indicar o vice. Com relação aos nomes, porém, a escolha deve ficar mais à frente. “Temos várias opções, como Antídio Lunelli e Ivete da Silveira, por exemplo”, destacou. Perguntado se o seu nome seria outra possibilidade, não titubeou: “Sim, me coloco à disposição do partido”.
Proporcional
Carlos Chiodini disse ainda que o MDB está focado em montar uma nominata forte para a disputa proporcional. Para tanto, organiza para sábado, em Balneário Camboriú, um grande encontro estadual. “Queremos mostrar a força do nosso partido”. O evento terá, entre tantas lideranças, a presença do ex-presidente Michel Temer e do presidente nacional, Baleia Rossi.
Fora?
Na sua fala na sexta-feira, além de cravar a vaga de vice ao MDB, Jorginho Mello confirmou Carlos Bolsonaro como candidato ao Senado por SC e de que não haverá chapa pura. Assim, deixou Carol de Toni escanteada. O governador terá que ter muita habilidade para sair dessa sinuca de bico e não perder a deputada federal de maior destaque na Câmara para outro partido.
Rota 22
Após percorrer o Oeste, a Serra e o Sul, o Rota 22, projeto itinerante PL, chega à Grande Florianópolis. A iniciativa realiza oficina em Florianópolis nesta terça-feira e seminário em São José na sexta-feira. Depois, o Rota 22 segue com encontros em Canoinhas, Rio do Sul, Indaial, Guaramirim e Itajaí, até o encerramento estadual em Blumenau, no dia 7 de novembro.
Republicanos

Foto: Arquivo/Agência AL
A semana será marcada por outro encontro partidário. O Republicanos realiza na sexta-feira, às 19 horas, o seu encontro estadual no Auditório Antonieta de Barros, na Alesc. O evento terá a presença do presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira, além do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. A prefeita de Lages, Carmem Zanotto, assinará sua filiação.