Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Itália realiza a Copa Mundial do Tiramisù

Foto: arquivo pessoal

Por: Juliana Nardelli

15/10/2025 - 06:10

De 10 a 12 de outubro, a acolhedora e bela Treviso, no Vêneto italiano, mais uma vez se transformou no centro de um dos maiores festivais de paixão pelo doce mais famoso da Itália: aconteceu ali a Tiramisù World Cup 2025, nona edição, dedicada ao gastronômo Giuseppe Maffioli, que muito contribuiu para documentar as origens do tiramisù tradicional.

• Participaram mais de 240 concorrentes de diversas partes do mundo, como Turquia, Uruguai, França, Japão, Paquistão, Canadá e EUA.
• Todos eram amadores, ou seja, não atuam profissionalmente na restauração ou confeitaria (o regulamento exige isso).
• As provas se dividiam em duas categorias principais:
1. Ricetta originale (receita clássica) – seguindo os princípios tradicionais do tiramisù, ou seja, os sabores e técnicas que fazem parte da “receita de Treviso”.
2. Ricetta creativa (receita criativa) – onde são permitidas variações, até 3 ingredientes novos ou “não tradicionais”, contanto que o doce ainda tenha a alma do tiramisù.
• As fases iniciais (as seleções) aconteceram nos dois primeiros dias (10 e 11), para escolher os semifinalistas de cada categoria, seguidas pelas semifinais na manhã de domingo e, à tarde, a final. Alguns semifinalistas já chegaram com vagas conquistadas em seus países.
• Os vencedores (2025) foram: Barbara Tosato, de Mestre (Veneza), na categoria original; e Daniela De Biasio, de Farra di Soligo (Treviso), na categoria criativa, com um tiramisù criativo à base de caramelo salgado e compota de damasco.

Minha participação

Este ano participei pela primeira vez da World Cup em Treviso. Foi uma experiência incrível, desde as fases de seleção até o anúncio dos semifinalistas. Concorri na categoria clássica, por haver conquistado uma vaga para representar o Brasil. Cheguei aos 6 melhores tiramisùs clássicos, sendo a única estrangeira nesse grupo seleto. Participei também na categoria criativa, incluindo mel e pólen de abelha Jataí- nativa brasileira sem ferrão – e manjericão. Meu “Tiramisole” foi muito elogiado, apareceu em canal de TV francesa, foi amplamente divulgado na imprensa internacional e fui selecionada como os 3 melhores da mesa. Uma honra ser entrevistada em italiano e contar a todo público presente sobre minha criação e os produtos brasileiros inseridos no doce.

Quanto ao resultado, embora não tenha chegado à final, onde apenas italianos figuraram este ano, cheguei à semifinal clássica, nos 20 melhores tiramisùs do mundo em 2025! Ganhei estímulo, motivação e conhecimento para seguir em frente. Fiz amizades maravilhosas, troquei ideia com outros participantes, provei diversos tiramisùs, conheci pessoas que admiro, visitei cafeterias e restaurantes inesquecíveis, provei ingredientes italianos de alta qualidade, e me senti em casa na linda Treviso. Muitos brasileiros que moram na Itália vieram me parabenizar. Tudo valeu a pena!

Reflexão e futuro

A Tiramisù World Cup de Treviso é mais do que uma competição: é uma celebração da tradição italiana, da criatividade doceira, da comunidade de apaixonados que atravessa fronteiras. Ver tantos participantes, ingredientes, estilos diferentes, tudo centrado na honra de fazer um bom tiramisù — é lindo. E saber que o evento cresce a cada ano, que a qualidade sobe, que há novidades, incentiva demais.

Promessa para o próximo ano

Ano que vem tem de novo — e estarei lá, com certeza, ainda mais preparada. Já estou ansiosa por viver novamente esta experiência maravilhosa. Até lá, um ano de muito preparo e estudo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Juliana Nardelli

Participante do Masterchef 2021, influenciadora digital e ativista da gastronomia afetiva. Após uma marcante participação no Masterchef Brasil em 2021, a estilista de moda Juliana Nardelli encontrou na gastronomia uma nova paixão. Agora, como influencer digital, Juliana compartilha seu olhar detalhista em dicas e conteúdos exclusivos sobre gastronomia afetiva.