Marque na sua agenda! No próximo sábado (18) será realizada a sexta edição do Burger Day, promovido pelo Rotaract Club Jaraguá do Sul. O evento, que este ano também conta com o apoio do Sicredi, ocorrerá no palco da Via Verde, das 11h às 16h, com música ao vivo, diversão e solidariedade, pois os recursos obtidos serão destinados à Casa do Caminho, entidade sem fins lucrativos que auxilia gestantes e bebês em vulnerabilidade social.
Além do hambúrguer Stannis e do chope gelado Stannis e Graal para os adultos, também haverá brinquedos infláveis para a criançada. E para quem gosta de doces, também haverá venda de sobremesas.
Sobre a Casa do Caminho
A Associação de Amparo ao Bebê Carente – Casa do Caminho atua em Jaraguá do Sul há 27 anos, amparando gestantes e bebês de famílias carentes. Com o apoio de voluntários e colaboradores, a associação confecciona enxovais completos para garantir uma recepção digna e afetuosa a essas novas vidas. Para isso, a Casa do Caminho promove ações e eventos para arrecadar recursos e manter suas atividades.
Desde o início das atividades da Casa do Caminho, em 1997, as voluntárias já confeccionaram mais de 60 mil peças de roupas para recém-nascidos e foram entregues mais de 2.700 enxovais completos para bebês carentes. “Atendemos gestantes de famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e que são encaminhadas até nós”, explica a presidente, Angela Wenningkamp.
Amor em forma de roupinhas
Atualmente, mais de 20 voluntárias são responsáveis pela confecção dos kits, feitos com muito amor e carinho para garantir que os bebês tenham um mínimo necessário para sua acolhida ao nascerem. O kit maternidade, como é conhecido, destina-se em especial ao primeiro mês de vida da criança. “Com o passar do tempo, esse kit foi ampliado para 33 peças e adequado conforme a estação do ano que o bebê vai nascer – inverno, verão e meia estação”, explica Angela.
São entregues em média 30 kits por mês e todas as roupinhas são confeccionadas com base em doações. Os itens que não são produzidos pelas voluntárias, como fraldas, shampoos, sabonetes, pomadas, lenços umedecidos e banheiras, por exemplo, são adquiridos por meio de recursos provenientes da realização de bazares e brechós promovidos pela entidade.

Todas as roupinhas são feitas por mulheres voluntárias | Foto: Divulgação
Construção da sede própria
Atualmente, a entidade funciona no Bairro Baependi, em um espaço cedido por um empresário jaraguaense, mas uma sede própria está em fase de construção em um terreno doado pelo Município, na Rua Osni Antônio Pradi, 150, no Bairro Jaraguá Esquerdo. De acordo com Angela Wenningkamp, a construção da sede está orçada em R$ 1,4 milhão e conta com a ajuda da comunidade para ir adiante.