Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Florianópolis lança editais de venda de sorvetes e de ambulantes de praias

Foto: Arquivo/OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/10/2025 - 07:10

A Prefeitura de Florianópolis lançou edital de chamamento de vendedores de sorvetes e de sorteio de ambulantes em praias para o verão 2025/2026. Contemplados poderão atuar com alvará de comércio entre 15 de novembro e 05 de maio. O objetivo é licenciar de forma organizada o comércio em praias durante a estação, oferecendo maior conforto aos frequentadores e ampliando as oportunidades de trabalho.

Chamamento de vendedores de picolé/sorvete

No total, 272 vagas serão concedidas aos interessados em vender picolés durante a temporada de verão 25/56. Os pontos estão distribuídos em 28 praias de Florianópolis. Para se inscrever, basta comparecer presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, na Rua Osmar Cunha n° 77, de 13 a 16 de outubro, das 13h às 17h. Podem participar do chamamento pessoas jurídicas e representantes de marcas de sorvetes que apresentarem toda a documentação descrita no edital, incluindo: CNPJ; foto com modelo do carrinho de vendas; e alvarás sanitários e de localização.

Devem apresentar toda a documentação exigida no edital para que seja aberto processo interno e emissão do Documento de Arrecadação Municipal e liberação do Alvará. Mediante procura superior à demanda, um sorteio será realizado para ocupação das vagas, a ser realizado em 30 de outubro. A entrega das licenças será realizada entre 03 e 14 de novembro, de modo a permitir que todos possam começar as vendas no primeiro dia da Temporada de Verão.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Sorteio de ambulantes de praias

As inscrições para atuar como ambulantes de praias devem ser realizadas de forma online, a qualquer horário, através do link bit.ly/ambulantesverao, entre os dias 13 e 17 de outubro. Dentre os documentos necessários para participar, destacam-se CPF; Certidões de Antecedentes Criminais; Quitação Eleitoral; e Certificado de Curso de manipulação de alimentos para as vagas relacionadas à manipulação de alimentos.

Os participantes deverão optar, no ato da inscrição, pela atividade que pretendem exercer e em qual praia desejam trabalhar. Não será concedida à mesma pessoa física mais de uma licença para exploração de atividades de comércio em área pública, sendo a permissão pessoal e intransferível.

A publicação dos inscritos por atividade e praia será no dia 20, e o sorteio eletrônico será realizado dia 22 de outubro. A homologação dos resultados, mediante análise de documentos e prazo de recursos, sairá em 10 de novembro, enquanto a entrega de alvarás ocorrerá até dia 14 de novembro.

Todo contato e dúvidas referente aos editais devem ser feitos pelo e-mail [email protected], a fim de evitar fraudes e prejuízos entre as partes.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.