O programa Rota 22 vem se firmando como uma importante ação de mobilização política em SC, ao reunir milhares de pessoas e fortalecer as bases do Partido Liberal (PL) em todas as regiões – não à toa a sigla é a considerada a maior do estado, com 93 prefeitos, 587 vereadores, 11 deputados estaduais, seis federais, um senador além do governador. O projeto tem levado informação e engajamento a comunidades que ficam muitas vezes distantes do debate político cotidiano. A primeira etapa, realizada no Grande Oeste, mobilizou cerca de 2 mil pessoas em nove municípios, destacando valores defendidos pela Direita. Com uma metodologia participativa, o Rota 22 utiliza dados, oficinas e um aplicativo interativo que permite conhecer os investimentos do governo federal e estadual em cada cidade. Após passar pelo Oeste, o projeto segue para Imbituba, Tubarão, Palhoça, Canoinhas, Rio do Sul, Indaial, Guaramirim e Itajaí, encerrando com um grande evento em Blumenau, no dia 7 de novembro. Mais do que uma agenda de encontros, o Rota 22 projeta o PL como a força capilarizada em SC.
Efapi
A abertura da Efapi em Chapecó foi mais uma oportunidade de aproximação entre o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito da maior cidade do Oeste de SC, João Rodrigues (PSD). Amigos de longa data, os dois têm desenhado um confronto pela frente no pleito eleitoral de 2026. Isso se até lá não houver uma composição, algo já acenado por Mello em entrevistas recentes.
Veto
Valeu a conversa do senador Esperidião Amin (PP) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), para incluir na pauta a análise do veto do presidente Lula ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que inclui o ressarcimento dos recursos que foram transferidos ao governo federal para que o DNIT executasse obras federais em SC.
MP do Tarifaço
O deputado federal Gilson Marques (Novo) celebrou a retirada de pauta da Medida Provisória 1303/25, conhecida como “MP do Tarifaço”, que previa o aumento de impostos sobre operações financeiras. A proposta previa a incidência de Imposto de Renda (IR) sobre aplicações hoje isentas, como LCA, LCI, CRI, CRA e debêntures incentivadas, com alíquota de 5%.
Doação

Foto: Mateus Spiess/Ascom PGE/SC
A PGE/SC entregou 1.741 brinquedos arrecadados pela instituição em prol das Salas Lilás da Polícia Civil. A iniciativa foi da própria PGE/SC, e contou com a colaboração de outros órgãos como a Secretaria da Fazenda (SEF), o Tribunal Administrativo Tributário (TAT), o Iprev e os Sindicatos de Analistas da Fazenda (Sindifaz) e de Fiscais da Fazenda (Sindifisco).