Os postos do CadÚnico de Joinville, onde são realizados os registros no Cadastro Único do Governo Federal, passam a funcionar em horário estendido a partir desta semana. Agora, os locais ficam abertos das 8h às 17h, com ampliação no horário, que antes era até 14h. O atendimento ocorre por ordem de chegada, respeitando a demanda e a capacidade de atendimento diária. As entrevistas duram, em média, 40 minutos.
Para fazer o cadastro ou atualizar os dados, o responsável familiar deve apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e telefone para contato. Também é necessário apresentar um documento com foto dos demais integrantes da família. Em caso de responsável legal, o documento de comprovação de guarda ou curatela também é solicitado. Mais informações sobre o cadastramento podem ser obtidas pelo link.
O Cadastro Único é o principal instrumento de identificação da situação socioeconômica das famílias de baixa renda e é necessário para o acesso a benefícios sociais, a exemplo do Programa Bolsa Família, do Auxílio Gás, da Tarifa Social de Energia Elétrica, além de outros serviços. Além de fazer o cadastro, também é preciso mantê-lo atualizado.
Em Joinville, há três postos destinados à realização e atualização do cadastro, pelos quais os usuários também podem receber orientações gerais sobre o CadÚnico e os benefícios sociais:
– Posto de CadÚnico 01 (Rua Presidente Affonso Penna, 840 – Bucarein);
– Posto de CadÚnico 02 (Sala anexa ao Terminal do Guanabara – Rua Guanabara, 2013);
– Posto de CadÚnico 03 (Sala anexa ao Terminal do Iririú – Rua Professora Alpaídes Cardoso, 47).
Todos os postos atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos.