Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Construção de nova ponte ligando o Czerniewicz ao Centro é sugerida pelo presidente da Câmara jaraguaense 

Por: Áurea Arendartchuk

09/10/2025 - 06:10 - Atualizada em: 09/10/2025 - 08:27

O vereador e presidente da Câmara jaraguaense, Luís Fernando Almeida (MDB), apresentou em sessão, esta semana, moção de apelo solicitando que a Prefeitura de Jaraguá do Sul inicie estudos técnicos e jurídicos para a construção de uma ponte ligando a Rua Jorge Czerniewicz à Avenida Epitácio Pessoa.

A proposta, segundo ele, busca garantir uma alternativa viária estratégica para desafogar o trânsito e preparar a cidade para o crescimento nas próximas décadas. Almeida argumenta que o projeto não tem caráter imediato, mas que o município deve agir agora para não perder a oportunidade de planejamento.

A proposta inclui a utilização de um terreno de 1.200 m² pertencente à Celesc no bairro Czerniewicz e atualmente em leilão, como ponto estratégico para a travessia. O vereador explica que essa é uma “oportunidade única” para o município assegurar a área e evitar que, no futuro, o projeto se torne inviável por falta de espaço ou por altos custos de desapropriação.

Segundo Almeida, a nova ponte criaria um novo eixo de mobilidade urbana, interligando regiões importantes e reduzindo o fluxo de veículos nas pontes centrais da cidade.

Procuradoria da mulher

A criação de mais procuradorias das mulheres nas câmaras que integram a Avevi (Associação das Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu), foi tratada na reunião do Colegiado da Mulher Vereadora da entidade realizada na quarta (8), em Corupá. A presidente, vereadora de Guaramirim, Professora Maria Rosana, solicitou o apoio das colegas para encaminhar esta ação aos legislativos que ainda não tem procuradoria. Na região as cidades que contam com procuradoria são Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder. A Câmara de Corupá deve ser a próxima a ser colocado em votação o projeto que cria a procuradoria na cidade.

Frente Parlamentar do Futebol

O deputado estadual Mário Motta (PSD) apresentou esta semana, o requerimento para a criação da Frente Parlamentar do Futebol Catarinense, na Assembleia Legislativa de SC. A iniciativa pretende reunir parlamentares para discutir e apoiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte em todas as regiões do estado. Segundo o deputado, a frente terá como objetivo acompanhar e promover ações para fortalecer o futebol catarinense em suas diversas dimensões, articulando projetos legislativos, parcerias institucionais e iniciativas que contribuam para o avanço técnico, social e econômico da modalidade.

Criação

A Frente Parlamentar do Futebol Catarinense deverá ser instalada nas próximas semanas, após os trâmites regimentais na Alesc. A expectativa é de que parlamentares de diferentes regiões participem, representando clubes como Avaí, Criciúma, Chapecoense, Joinville, assim como as outras equipes que compõem a primeira e a segunda divisão do Campeonato Catarinense.

Bebidas adulteradas

O Senado vai debater na próxima quarta-feira (15), a crise provocada pela circulação no País de bebidas alcoólicas adulteradas, em especial com a adição de metanol. A audiência pública será feito pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos (CDH). Serão convidados representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal do Brasil, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), da Polícia Federal e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.