A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (6), à Campanha Nacional de Multivacinação 2025. Voltada à atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a iniciativa segue até o dia 31 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Tendo como principal objetivo colocar em dia as vacinas e reduzir a incidência de doenças evitáveis por imunização, a campanha também reforça o compromisso do Município com a saúde da população, como explica o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano.
“Nosso foco é manter o status de eliminação da poliomielite no Brasil e dar continuidade às ações de prevenção contra o sarampo. Nesse sentido, a campanha de multivacinação é uma oportunidade essencial para garantir que crianças e adolescentes estejam com todas as vacinas em dia, ampliando a cobertura vacinal e mantendo Criciúma como referência em imunização”, destaca.
O público-alvo são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não possuem o registro completo dos imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação. A estratégia integra uma mobilização nacional para reforçar a importância da imunização e ampliar o acesso da população às vacinas.
“Além de proteger a saúde, a atualização da carteirinha também será importante nos próximos meses, com o período de matrículas e rematrículas escolares. As escolas exigem a comprovação da situação vacinal, reforçando a importância de pais e responsáveis procurarem as unidades de saúde para garantir que nenhuma dose fique em atraso”, pontua a coordenadora do setor de imunização, Evelyn Brognoli.
Funcionamento das UBS
Em Criciúma, todas as Unidades Básicas de Saúde participam da campanha. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Já 14 dessas unidades terão horário estendido, das 7 às 18h30: Wosocris/Rio Maina, Mineiras, Mina do Mato, Centro, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião, Cristo Redentor, Próspera, Boa Vista, Quarta Linha, Pinheirinho, Santa Bárbara e Ana Maria. Além disso, a UBS Boa Vista manterá atendimento aos sábados, das 8 às 12 horas, o que facilita o acesso para as famílias que não conseguem comparecer durante a semana.
O ponto alto da campanha será o “Dia D” de mobilização nacional, marcado para sábado, 18 de outubro. Neste dia, as unidades de saúde participantes estarão de portas abertas para atualizar carteirinhas de vacinação e reforçar a imunização de crianças e adolescentes em todo o município.