Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Passado e presente – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

08/10/2025 - 07:10

Pensadores antigos deixaram-nos frases, provérbios que resumem livros e livros, dão-nos um bom resumo da vida em suas diversas ocasiões. Pensamentos, frases, são como vitaminas que os sábios nos vão deixando. Daí que ler livros de frases, de pensamentos é como ir à farmácia e buscar um fortificante. Thomas Fuller (1710/1790) foi um matemático africano tornado escravo nos Estados Unidos. O cara era um gênio. Ele viveu no tempo em que muitos dos vovôs de hoje em dia dizem que eram outros tempos, tempos de gente mais séria e honesta. Thomas Fuller, ao meio de suas obras, deixou-nos esta frase: – “A honestidade é uma linda jóia, mas está fora de moda”. Veja bem, ele disse isso lá nos tempos de Adão e Eva… E muitos parvos de hoje dizem que no passado os vovôs eram íntegros, dedicados à família, retos e corretos… Nunca foram assim. Só as exceções. Mas você sabe, quando falamos de exceções formam-se filas diante da porta, todos querem passar por ela, a porta das exceções. Sonsos. E o que Thomas Fuller diria hoje do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo? Certamente, ele não teria palavras, adjetivos para qualificar o rebanho. Hoje as safadezas do passado estão como a nossa inflação, sempre em alta, mas com desculpas modernas. O marido trai a mulher porque estava cansado, viajando, longe de casa, nada que comprometa o casamento… Sim, e se for a mulher a fazer isso? Os jovenzinhos estão transtornados em razão da orfandade de pais vivos… Em todas as nossas camadas sociais e “poderes” há safados entocados, muitos arrotando alto… Serão pegados, ah, um dia que não está longe será o dia deles… Na política o que vale é enganar os trouxas (maioria eleitoral), arrumar os amigos, os filhos e se sobrar tempo boas desculpas para usar nas entrevistas… É engraçado lermos sobre honestidade em crise lá pelos anos de 1700… Se naquele tempo, em que as cidades eram vilarejos, todos se conheciam, e a honestidade já era jóia fora de moda, o que dizer de hoje… Bom, para acabar com a conversa enjoada, outra frase, esta do Blaise Pascal (1623/1662), matemático francês, frase irretocável: – “Os homens nunca fazem o mal tão bem como quando o fazem por convicção religiosa”. Minha caixa de frases é um santuário, que benção…

DIREITO

A notícia vem lá de longe, mas só os ingênuos não acreditam que por aqui a coisa é igual ou… Pior. A manchete diz: – “Estudante de Direito criou método inusitado para colar em provas da faculdade”. Esse estudante, “gênio”, é de uma universidade de Málaga, na Espanha. A notícia descrevia o método dele… Fique claro: Direito e Medicina devem ter regras drásticas diante do caráter de seus alunos. Um mínimo de deslize, rua! Canalhas jamais.

GROSSERIA

Toda grosseria que vise ao bem deixa de ser grosseria, é o que vou fazer, ser grosseiro para o bem. Uma pessoa que more numa casa de dois andares e não tenha corrimão na escada é uma pessoa estúpida. E já ouvi contestação: – Ah, corrimão é coisa de pobre! Todos os dias alguém cai de uma escada doméstica, lesões grave ou a pior de todas… Corrimão, irmãos. É para a segurança.

FALTA DIZER

Aqui numa “tevezinha” temos um parecido, canta, dança e se acha. Um pobre diabo. … A manchete vem Milão, Itália: – “Padre bonitão é orientado por superiores a não exibir músculos na Internet”. O safado, 39, se exibe numa academia e tem “patrocinadores”… E o voto de pobreza, leviano?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.