Dando continuidade ao processo que iniciou em fevereiro desse ano, integrantes da Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador de Jaraguá do Sul participaram, recentemente, da Oficina de Lições Aprendidas do Projeto IntegraVisa IV, realizada em São Paulo. O objetivo principal do encontro foi subsidiar a qualificação das instituições que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, por meio de capacitação e apoio no processo de desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade.
Desde a adesão do Município ao sistema, o setor organizou um grupo técnico que promoveu análises críticas e participou ativamente de todo o cronograma do projeto, além de elaborar um plano de ação para dar os primeiros passos na implantação da Gestão da Qualidade. Devido ao engajamento do grupo, a participação e interação com os apoiadores (Sistema Proadi-SUS, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Anvisa) e os resultados obtidos, dentre os 150 municípios participantes da primeira etapa, Jaraguá do Sul foi selecionada, ficando entre os 80 que continuarão para a segunda fase.
Diante da elaboração do plano, participação na oficina e validação do convite para permanecer e evoluir no projeto, nessa segunda-feira (6), o Grupo de Gestão da Qualidade, acompanhados pela diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, apresentou aos secretários e diretores da Prefeitura os resultados obtidos até agora e validaram a proposta elaborada por meio do plano de ação.
O grupo tem como próximos passos a partir de agora, a execução das ações que integram o plano de trabalho e planejar a realização da análise dos princípios do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com as prioridades definidas anteriormente pelo grupo, dentre outras ações internas de engajamento e capacitação.
Essa iniciativa engloba as ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Projeto IntegraVisa
Iniciativa em parceria com a Anvisa e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o IntegraVisa é um projeto visa harmonizar, padronizar e aprimorar continuamente os processos de trabalho, qualificando as ações de vigilância sanitária para tornar as práticas sanitárias mais eficazes e efetivas, e assim, minimizar os riscos à saúde pública na oferta de produtos e serviços.
A implementação do Sistema de Gestão Da Qualidade (SGQ) no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) é um esforço nacional, que envolve os três níveis de governo, em busca da qualificação e do reconhecimento internacional da maturidade do sistema regulatório brasileiro.
Trata-se de um processo contínuo, de médio e longo prazo, que exige várias ações e iniciativas combinadas, seja por parte da Anvisa, seja por parte dos estados e municípios, seja por parte de projetos como o IntegraVisa.
2ª Etapa do Projeto
Para a próxima fase, que abordará a Estrutura e os Processos do SGQ, os municípios de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Içara, além da Dive/SC, darão continuidade. Eles cumpriram todos os requisitos estabelecidos pelo HAOC, incluindo a conclusão da capacitação EAD e a elaboração de um Plano de Ação baseado em ferramentas de qualidade.