Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ressaca destrói imóveis e derruba postes em praia de Florianópolis

Mar avançou e provocou destruição nos Ingleses | Foto: Reprodução/OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

07/10/2025 - 10:10

O avanço da maré alta no Norte da Ilha destruiu parcialmente ao menos 12 propriedades localizadas à beira-mar na praia de Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, na madrugada desta terça-feira (07). O fenômeno que já vinha sendo monitorado há cerca de três semanas, avançou sobre a faixa de areia e atingiu os imóveis.

Conforme informações da Defesa Civil municipal, com a força das ondas um muro caiu sobre a areia, impedindo a passagem de pedestres e banhistas, que precisaram entrar no mar para fazer a travessia. Além disso, cinco postes de iluminação foram comprometidos — três caíram na praia e dois estão inclinados.

Banhistas precisara entrar na água para passar pela praia | Foto: Reprodução/OCP News

“A Defesa Civil está notificando os proprietários dos imóveis atingidos para que realizem a remoção dos escombros e materiais perigosos, como vidros quebrados, que oferecem risco à segurança dos frequentadores da praia. A limpeza da área será conduzida ao longo do dia, com apoio de equipes municipais”, afirmou Alexandre Vieira, diretor de operações da Defesa Civil de Florianópolis, à rádio CBN Floripa.

De acordo com alerta emitido na manhã desta terça-feira, o vento sul continua no litoral catarinense, deixando o mar agitado. Com isso, as ondas de sul/sudeste podem chegar a alturas entre 2,5 e 3 metros próximo à costa e ainda maiores em alto mar. A previsão da Defesa Civil indica que o mar permanece agitado até quarta-feira (8).

Recomendações da Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, os moradores de Florianópolis devem:

  • Evitar o contato com as águas;
  • Não dirigir em locais alagados;
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.

Além disso, a orientação é de que a população dessas áreas acompanhe os canais oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina. Em casos de ocorrência, ligue 199.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.