O sistema de transporte público de Florianópolis passará a contar com uma nova funcionalidade para acesso aos terminais, que consiste no pagamento de passagem avulsa via PIX, diretamente nos validadores da catraca, onde são lidos também os cartões dos usuários. Com catracas específicas comportando mais essa modalidade, a partir desta segunda-feira (06), o usuário precisará apenas ler o QRCode disponível no local, fazer o pagamento e esperar a liberação, que deve ocorrer de forma instantânea. A função é uma alternativa para quem ainda usa dinheiro físico ou, porventura, está sem o cartão de embarque em mãos no momento, com custo integral da passagem, de R$6,90 reais.
Inicialmente, a função está disponível em duas das oito catracas de bloqueio instaladas na plataforma B do Ticen. A modalidade está em período de teste, podendo sofrer adequações caso sejam necessárias, passando depois a operar de forma definitiva. Nos próximos meses, o serviço deve ser ampliado aos demais terminais do transporte público de Florianópolis.
A medida faz parte de um esforço do município para que o dinheiro físico seja cada vez menos utilizado, uma vez que existem outras opções mais práticas, agéis e cômodas disponíveis. “Em situações de necessidade, nem sempre temos dinheiro físico na mão, mas todo mundo usa celular no dia a dia. Hoje temos diferentes formas facilitadas para garantir o acesso, seja através dos cartões, nas variadas versões; através da recarga do item através do aplicativo Floripa no Ponto; o ticket rápido. Com a catraca aceitando o PIX, sistema utilizado para quase tudo no mercado, oferecemos ainda mais comodidade ao usuário”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.
Como funciona
- O usuário deve buscar a catraca apta para o pagamento da passagem avulsa via PIX, devidamente sinalizada.
- Um QRCode para pagamento estará disponível no local. A leitura é padrão, como de qualquer outra chave PIX. Uma vez dentro do app do banco, basta confirmar a transação.
- Assim que o pagamento via PIX é reconhecido, o equipamento é liberado, indicando um sinal verde na tela, como já acontece hoje ao fazer a leitura dos cartões do Passe Rápido nestes equipamentos.
- Uma vez liberada, o usuário deve girar a catraca imediatamente. Pronto, acesso concluído.
- Nos casos excepcionais em que o pagamento for realizado e o usuário não completar o acesso logo na sequência, o painel ficará vermelho e será necessário buscar um cobrador ou motorista na área de apoio ao acesso do terminal. Com a apresentação do recibo do pagamento, o funcionário poderá liberar o giro com um cartão de uso interno. Assim garante-se que seja o pagador o único a usufruir do pagamento efetuado.