O Procon de Jaraguá do Sul acompanha com atenção os casos envolvendo intoxicação por metanol a partir do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo e suspeitas em alguns outros estados. O fato ganhou repercussão nacional nos últimos dias. Apesar de nenhum caso ter sido registrado no Município, o órgão emitiu uma nota com algumas orientações importantes quanto ao assunto.
COMO SE PROTEGER:
✅ Compre bebidas alcoólicas somente em estabelecimentos de confiança;
✅ Verifique atentamente rótulos, lacres, embalagens e procedência do produto;
✅ Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado, pois podem indicar falsificação;
✅ Exija sempre a nota fiscal, que comprova a origem do produto e garante seus direitos;
✅ Em caso de suspeita de falsificação, não consuma a bebida e denuncie imediatamente ao Procon e às autoridades policiais.
IMPORTANTE
Os hospitais da cidade já dispõem do antídoto para intoxicação por metanol, que pode ser administrado exclusivamente por profissional médico, mediante prescrição e avaliação clínica. Assim, em caso de ingestão acidental ou suspeita, o consumidor deve procurar atendimento médico imediato.
O Procon reforça que a falsificação de bebidas é crime e coloca em risco a vida do consumidor. As equipes de fiscalização estão atentas e trabalhando em conjunto com outros órgãos competentes para combater a prática e retirar do mercado os produtos adulterados.
Para denúncias ou informações, entre em contato com o PROCON pelo telefone (47) 3409-0230 , aplicativo Jaraguá na mão ou e-mail [email protected].
Na sexta-feira (3), o Procon de Jaraguá do Sul recebeu a NOTA TÉCNICA Nº 3/2025/GAB-SENACON/SENACON/MJ da Secretaria Nacional do Consumidor, direcionada os órgãos de defesa do consumidor integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e particularmente aos Procons estaduais e municipais, responsáveis pela prevenção, fiscalização e orientação no tema. A nota traz orientações diante do risco sanitário coletivo decorrente da adulteração de bebidas alcoólicas com metanol. Confira a Nota de Orientação na íntegra, aqui.