Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Pedro Uczai (PT) disse com exclusividade à coluna que vê três saídas para recuperar os investimentos nas rodovias federais em SC, após o anúncio do corte do orçamento do DNIT para 2026. Os 506,7 milhões previstos para o próximo ano são considerados insuficientes, conforme levantamento da Fiesc, que, inclusive, mandou ofício para o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Uczai traça a seguinte estratégia: 1) Aproveitar a janela orçamentária deste mês para buscar mais recursos. 2) Agendar reunião com o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), relator do orçamento, e expor a necessidade da alocação de mais dinheiro para as obras. 3) Sensibilizar a bancada federal catarinense a repassar emendas parlamentares que possam engordar o montante. Uczai entende que, se conseguir mais R$ 374 milhões, embora não seja o ideal, já seria um aumento. Ele sabe que, do jeito que está, o impacto político da redução será forte, sobretudo em ano de eleição e num estado com vocação conservadora como é Santa Catarina.
Fiesc
Para explicar como serão as estratégias do órgão para manter obras e atividades de manutenção preventiva nas rodovias federais em Santa Catarina, diante dos cortes no orçamento, o superintendente regional substituto do DNIT em SC, Amauri Sousa Lima, participará de reunião da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc nesta terça-feira.
Urnas
O TRE-SC participa até quarta-feira do 16º Simulado Nacional de Hardware (SNH), evento nacional coordenado pelo TSE, que vai verificar o desempenho das urnas, identificar eventuais inconsistências operacionais e assegurar a conformidade técnica dos equipamentos. O teste visa garantir a máxima segurança e estabilidade dos equipamentos para as eleições de 2026.
Cannabis
Associações que produzem medicamentos à base de Cannabis em SC participaram de reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, onde levaram pedido para que a Anvisa estabeleça regulamentação que permita às entidades funcionarem dentro da legislação vigente no país. O encontro contou com o apoio da deputada estadual Paulinha (Podemos).
Acafe

Foto: Divulgação/Acafe
A reitora da Furb, professora Márcia Sardá Espíndola, assume a presidência da Acafe, ao lado do vice-presidente, professor Ricardo Antonio de Marco, reitor da Unoesc. A eleição ocorreu após o afastamento do professor Kaio Henrique Coelho do Amarante, reitor da Uniplac, por motivos pessoais. O cargo era exercido interinamente pelo professor Valdir Cechinel Filho, da Univali.