No dia 2 de outubro de 1953, Guaramirim ganhava um presente para toda a comunidade: a fundação do Hospital Santo Antônio, mantido pela Prefeitura Municipal, e que desde 2019 é administrado pelo Instituto Santé. Desde então, são 72 anos de história, cuidado e transformação, sempre com um olhar voltado para as pessoas.

Divulgação/Santé
Ao longo das décadas, o hospital cresceu, se modernizou e ampliou sua atuação. Em 2024, conquistou três importantes reconhecimentos: o Prêmio Catarinense da Excelência, o Certificado de Responsabilidade Social ALESC e o Inova Santé.
Neste interim, investiu em melhorias estruturais e em tecnologia de ponta, como o novo carrinho de anestesia, considerado um dos mais eficientes do mercado; camas hospitalares motorizadas e a implantação de placas solares, reforçando o compromisso com sustentabilidade e inovação.
O hospital tornou-se referência regional, acolhendo pacientes do SUS, contando com pronto socorro 24 horas, exames especializados (ultrassom, raio-X, endoscopia e outros), internações clínicas e cirúrgicas e cuidados em saúde mental.
Programa Empreenda Jovem prorroga inscrições até o dia 07 de outubro para capacitar 100 jovens
Essas conquistas só foram possíveis graças à união de forças. O hospital reconhece e agradece a parceria da comunidade, da Prefeitura de Guaramirim, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Administrativo e Financeiro (CAF), da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), além de tantas autoridades, lideranças e colaboradores que fizeram e fazem parte dessa caminhada.
Para o Diretor Geral do Hospital Santo Antônio – Santé, Rodrigo Andrioli, o momento é de celebração e esperança. “Nosso hospital tem muita capacidade de crescimento. Celebrar 72 anos é olhar para trás com gratidão e para frente com confiança, certos de que seguiremos firmes no compromisso de cuidar da saúde e do bem-estar da nossa comunidade. Estamos muito felizes em comemorar essa data”, finaliza.