As pontes pênseis foram construídas em Jaraguá do Sul várias décadas atrás como uma alternativa para os moradores que precisavam chegar de uma margem à outra do rio, a pé ou de bicicleta. Embora nem todas tenham sido preservadas, hoje restam cinco pontes pênseis que ainda são muito usadas pela população. Além de úteis, elas contribuem para manter o clima bucólico da paisagem, ligando o passado e o presente de Jaraguá do Sul.
A estimativa, de acordo com a historiadora Sílvia Kita, é de que tenha havido 20 dessas estruturas, construídas nos primeiros cem anos de história do município. Nas décadas de 1970 e 1980 foram instaladas as últimas pontes pênseis. A maioria deixou de existir e as que restam passaram a ser consideradas patrimônio histórico municipal.
Veja onde se localizam as cinco pontes:
Ponte Pênsil Freimundo Keiser
Tombada pelo Patrimônio Histórico em 2012, a ponte sobre o Rio Jaraguá foi inaugurada em 1974. Com 50,6 metros de extensão, liga as ruas Elsa Trapp Meier, no bairro Santo Estevão, e Alvino Germano Lenz, na Tifa dos Húngaros, na zona rural do município, beneficiando principalmente os alunos da Escola Municipal Freimundo Keiser. Foi reformada em 2023 e oficializada como via de pedestre pela lei 18129/2024.

Ponte Freimundo Keiser liga o bairro Santo Estevão à Tifa dos Húngaros, na zona rural do município | Foto: Fábio Junkes

Estrutura é utilizada principalmente pelos alunos da Escola Municipal Freimundo Keiser | Foto: Fábio Junkes/OCP News
Ponte Pênsil Jacob Alfredo Emmendoerfer
Erguida sobre o Rio Itapocu em 1971, a ponte foi tombada por sua importância cultural e histórica em 2012, por meio de decreto municipal. Com extensão aproximada de 100 metros, foi construída com trilhos de trem e madeira, e é sustentada por cabos de aço.
Ela liga as ruas Ney Franco, no bairro Vila Baependi, e Miguel Salai, no Centro. É bastante usada pela comunidade da região, inclusive por pessoas que vão e vêm do terminal rodoviário, localizado nas proximidades.

Com extensão aproximada de 100 metros, a Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer foi construída com trilhos de trem e madeira, e é sustentada por cabos de aço | Foto: Fábio Junkes/OCP News

A Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer foi erguida sobre o Rio Itapocu em 1971 e liga os bairros Baependi e Centro | Foto: Fábio Junkes/OCP News
Ponte Pênsil União
A Ponte Pênsil União, sobre o Rio Itapocuzinho, foi inaugurada em 1970 e fica no limite entre os municípios de Jaraguá do Sul e Schroeder. Recentemente passou por uma revitalização completa. Não há outras informações sobre esta ponte.

Vista da Ponte União | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Ponte União | Foto: Fábio Junkes/OCP News
Revitalização
Na quinta-feira (16), a Prefeitura de Jaraguá do Sul iniciou a instalação da estrutura metálica que dará sustentação aos cabos de aço da Ponte Pênsil Emílio Meier, que liga a Rua João Januário Ayroso, no bairro Jaraguá Esquerdo, com as ruas Rosângela Winter (ao lado do Komprão) e a Walter Marquardt, no bairro Barra do Rio Molha. Na próxima terça-feira (21), começa a montagem da estrutura metálica da Ponte Pênsil Pedro Picolli, que liga as ruas João Januário Ayroso, no bairro São Luís, e Ângelo Rubini, no bairro Barra do Rio Cerro.

Revitalização obedece critérios técnicos para manter suas características originais | Foto: divulgação/PMJS
As duas estruturas são tombadas como Patrimônio Histórico desde 2012 e a revitalização segue critérios técnicos para manter as características originais. De acordo com a empresa responsável pela obra, todo o madeiramento, telas e cabos já foram adquiridos e a montagem das estruturas seguirá de forma ininterrupta, até a conclusão. O investimento na revitalização das pontes é de R$ 656.615,54, e a previsão de entrega é de 180 dias.