A Secretaria de Saúde de Guaramirim conseguiu um avanço importante na fila de cirurgias de catarata. Nesta terça-feira (30), um grupo de 50 pacientes foi encaminhado para o Hospital da Penha, no Litoral Norte catarinense, para a consulta pré-operatória do procedimento.
Atualmente, a fila do município conta com 133 pacientes aguardando pela cirurgia. Normalmente, Guaramirim consegue viabilizar em média nove procedimentos por mês, realizados no Hospital Municipal João Schreiber, em Massaranduba. O aumento expressivo foi possível graças às negociações conduzidas pela secretária de Saúde, Cristiane Wille, e equipe com diferentes hospitais e prestadores de serviço, dentro do Programa Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas em Santa Catarina.
Além desse avanço, o município já assegurou para o mês de outubro o envio de mais 50 pacientes para o Hospital da Penha e está em tratativas para garantir outras 50 vagas em novembro, mantendo o ritmo acelerado no atendimento da demanda reprimida.
Segundo Cristiane, a iniciativa faz parte de um esforço contínuo para reduzir filas e garantir acesso mais rápido aos procedimentos de média e alta complexidade.