É de impressionar: em São José dos Campos (SP) está a maior árvore localizada em área urbana do Brasil. Conhecida como “Chorona” ou Árvore-da-Chuva, ela se tornou símbolo da cidade e uma das maiores atrações do Parque da Cidade.
Com 14 metros de altura e uma copa que se estende por 40 metros de diâmetro, a árvore faz uma sombra tão grande que chega a cobrir quase 1 km² de extensão. Não à toa, é considerada um patrimônio ambiental e um espetáculo da natureza.
Patrimônio vivo de São José dos Campos
A gigante centenária conquistou moradores e turistas e, em 2017, entrou para o RankBrasil como recordista de maior árvore da espécie no país. Além disso, foi tombada como patrimônio ambiental da cidade, protegida por lei e imune a corte.
A árvore também tem um detalhe que a torna ainda mais especial: durante a floração, pequenas gotículas caem de seus galhos, criando a sensação de chuva mesmo em dias ensolarados. Foi essa característica que lhe rendeu o apelido de “Chorona”.
O nome científico da espécie é Samanea saman, comum em regiões do Mato Grosso e da Amazônia. Porém, nenhum exemplar urbano alcançou a imponência da árvore do Parque da Cidade.
Símbolo de amor pela natureza
Para o engenheiro florestal Rogério Romero Mazzeo, a Chorona é mais que um marco natural: é inspiração para o futuro.
“Árvores emblemáticas despertam amor pela natureza e lembram que precisamos cuidar do que recebemos para entregar um presente ainda melhor às próximas gerações”, destacou em entrevista ao g1.
Outras gigantes da cidade
São José dos Campos também abriga outro tesouro natural: um Jequitibá-rosa de mais de 500 anos, com 27 metros de altura e copa de 30 metros de diâmetro. Tombado como patrimônio ambiental, o jequitibá já sobreviveu até a um incêndio em 2017 e hoje é considerado um verdadeiro ícone da cidade.