Um lar mais colorido, aconchegante e cheio de pequenos detalhes que fazem diferença no dia a dia. Assim ficou o Abrigo Nossa Casa IV, em Blumenau, após a reforma entregue nesta segunda-feira (29) pela Prefeitura em parceria com a Associação da Mulher Unimediana de Blumenau (Amub).
O espaço, que acolhe crianças e adolescentes em medida protetiva, recebeu nova pintura, mobiliário para os quartos e sala de estar, roupas de cama e itens de decoração. A iniciativa buscou criar um ambiente mais humano e acolhedor para quem, temporariamente, precisa de um novo lar.
A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar destacou o papel da entidade parceira. “É muito importante reconhecer mulheres que doam tempo de suas vidas para transformar a vida de outras pessoas. O apoio da Amub mostra como a união entre poder público e sociedade civil gera resultados concretos”, afirmou.
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, lembrou a relevância de oferecer qualidade até em abrigos de passagem. “Essas crianças e adolescentes estão em um momento delicado e precisam de um ambiente que lhes proporcione dignidade e carinho. Essa reforma garante um espaço mais acolhedor para a rotina deles.”
- Foto: PMB
- Foto: PMB
- Foto: PMB
- Foto: PMB
O papel do Abrigo
O Nossa Casa é um dos quatro abrigos mantidos em Blumenau para acolher, por determinação judicial, crianças e adolescentes afastados de suas famílias em razão de abandono, negligência ou violência. Hoje, cerca de 60 jovens estão acolhidos no município. Além disso, a cidade também conta com o programa de Família Acolhedora, com dez famílias cadastradas.
A prioridade da rede de proteção é garantir que o retorno ao convívio familiar aconteça no menor tempo possível — seja na família de origem ou, em casos excepcionais, em uma substituta por adoção, guarda ou tutela.
Com a reforma do Nossa Casa IV, Blumenau reforça o compromisso de oferecer não apenas assistência, mas também um ambiente de dignidade, respeito e afeto para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade.



