A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, apresentou um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (30) para conceder bolsas para professores produzirem materiais didáticos para a Rede Municipal de Ensino. O objetivo é buscar talentos entre os servidores para elaborar recursos pedagógicos inovadores e de qualidade, adaptados ao currículo do município.
O projeto prevê a oferta de até 50 bolsas para professores efetivos da Rede Municipal de Ensino produzirem os materiais e realizarem ações de formação continuada. O valor máximo da bolsa será de R$ 1,1 mil, cujo pagamento será condicionado ao cumprimento das metas quantitativas e qualitativas, previstas em regulamento a ser publicado posteriormente.
“Esse projeto de lei busca atender a uma demanda dos nossos professores por materiais didáticos mais alinhados ao currículo da Rede Municipal de Ensino. Para isso, queremos valorizar e reconhecer as boas práticas dos servidores efetivos que já fazem um excelente trabalho no dia a dia e que agora poderão contribuir para termos materiais mais aderentes à nossa proposta”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.
As bolsas serão concedidas a partir da realização de um processo seletivo, em que serão avaliadas a experiência profissional, a formação acadêmica e o desempenho pedagógico dos servidores interessados.
O Projeto de Lei apresentado pela Prefeitura complementa uma série de ações já desenvolvidas pela Secretaria de Educação para enriquecer o trabalho dos professores em sala de aula, como o desenvolvimento de sequências didáticas de referência e mapas de progressão da aprendizagem, entre outros materiais disponíveis na Maleta do Educador. A partir de agora, o tema será discutido pelos vereadores.