Um celular e um sonho! Assim muitos criadores de conteúdo iniciam suas atividades, de forma orgânica e despretensiosa, na internet. O fato é que esses textos, fotos e vídeos compartilhados se transformam em um negócio promissor que, ao conquistar audiência, atrai grandes marcas — ajudando a construir reputações e, claro, movimentando vendas.
O marketing de influência é um segmento tão relevante para o mercado que ganhou um evento exclusivo para discutir desafios, perspectivas e oportunidades desse nicho. Participei, nesta semana, em São Paulo, do Youpix Summit — o maior encontro da Creator Economy na América Latina. Além de talks inspiradores com grandes nomes como Junior Lima, Jout Jout, Camila Fremder e Lela Brandão, o encontro também contou com uma feira de negócios. Confira alguns dos principais insights:
Co-criação é palavra-chave
Hoje, marcas e influenciadores digitais criam juntos. As empresas recorrem cada vez mais aos criadores de conteúdo para humanizar suas narrativas. Afinal, eles despertam desejos e trazem testemunhos reais sobre suas experiências com produtos e serviços. Por outro lado, é preciso respeitar a linguagem e o formato de cada influenciador, gerando conteúdos mais autênticos e capazes de se conectar genuinamente com o público.
IA muda o jogo
Com a Inteligência Artificial, novos formatos, desafios e oportunidades surgem no universo da criação de conteúdo. Com ferramentas cada vez mais dinâmicas, a IA, segundo especialistas, será capaz de antecipar os desejos dos clientes, transformando o comportamento de consumo. Por outro lado, criadores de conteúdo saem na frente quando o assunto é profundidade: enquanto a IA entrega conteúdos genéricos, criadores se tornam especialistas em seus nichos, conquistando a confiança do público.
Saúde mental em debate
O universo digital, no entanto, exige atenção especial à saúde mental. Com cargas excessivas de trabalho, pressão por resultados e exposição constante da vida pessoal, muitos criadores enfrentam doenças como ansiedade, síndrome do pânico e burnout. Esse tema reforça a importância do equilíbrio e, principalmente, de cuidados voltados à saúde mental desses profissionais.