Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Resgate de tradição alemã em SC conquista prêmio na França

Foto: divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

29/09/2025 - 16:09 - Atualizada em: 29/09/2025 - 16:55

A tradição de montar árvores de Páscoa com casquinhas de ovos em Pomerode foi reconhecida como uma das 100 melhores iniciativas de turismo sustentável do mundo pela organização holandesa Green Destinations. A divulgação do prêmio ocorreu nesta segunda-feira (29) na conferência mundial da instituição, em Montpellier, na França. A lista Top 100 Stories é uma competição que seleciona práticas inovadoras e responsáveis dos destinos turísticos pelo mundo.

A ideia de promover a antiga tradição da Osterbaum, árvore de Páscoa, surgiu em 2022, quando a Associação Rota do Enxaimel lançou um concurso no bairro Testo Alto para os moradores decorarem seus jardins com árvores enfeitadas. Herança dos imigrantes alemães, a árvore é repleta de simbolismo: os galhos significam a morte de Jesus e os ovos coloridos remetem à alegria da ressurreição de Cristo e à renovação da vida.

Uma prática antes restrita à memória afetiva dos mais velhos hoje se espalha por todos os cantos da Rota do Enxaimel | Foto: divulgação

“O concurso resgatou tradições que haviam se perdido com o tempo, e agora novamente as famílias estão guardando as casquinhas de ovos, pintando naturalmente e decorando para montar a árvore. Em contrapartida, quem passa por aqui nesta época do ano se encanta e quer conhecer um pouco mais da nossa história”, comenta a presidente da Associação Rota do Enxaimel, Leila Sabin.

Uma prática antes restrita à memória afetiva dos mais velhos hoje se espalha por todos os cantos da Rota do Enxaimel no período da Páscoa, inclusive pelas escolas. Na primeira edição da competição foram 30 árvores inscritas, neste ano 88 participaram — uma delas com 2.600 casquinhas naturais.

Para entrar na lista do Green Destinations, a iniciativa da Rota do Enxaimel passou por uma avaliação rigorosa de conformidade com os principais indicadores de sustentabilidade. O programa TOP 100 Stories tem como objetivo identificar, reconhecer e compartilhar práticas de turismo que envolvam a comunidade e incentivem a conservação ambiental e preservação cultural.

“Os reconhecimentos conquistados pela associação ao longo dos últimos anos estimulam as entidades e a comunidade a manterem suas tradições. Além disso, o turismo pode servir de sustentação para preservar a paisagem e as construções tombadas”, explica o membro da diretoria da associação Rota do Enxaimel e presidente do Conselho de Turismo de Pomerode, Ivan Blumenschein.

Green Destinations

Esta é a segunda vez que a Rota do Enxaimel foi incluída pela Green Destinations na lista de 100 histórias de boas práticas. No ano passado, a entidade destacou a história de criação da associação, criada por empreendedores em 2021 para alavancar o turismo do bairro Testo Alto, onde estão 52 casas construídas na técnica enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães no século 19.

A localidade também recebeu medalha de prata e foi certificada como um dos destinos mais sustentáveis do mundo em março de 2024. O selo reconhece a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento turístico do destino e dos estabelecimentos associados.

Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, negócios e comunidades a se desenvolverem de maneira responsável e sustentável.

Conheça a Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel é um percurso de 16 quilômetros entre montanhas no bairro Testo Alto, em Pomerode. Toda a paisagem, incluindo as casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A comunidade rural abriga cerca de 3 mil pessoas que vivem da agricultura familiar ou trabalham nas indústrias de Pomerode.

O visitante pode percorrer o roteiro bucólico com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Além da arquitetura, a localidade oferece atrativos como passeios guiados, lojas de artesanato local, restaurantes típicos e opções de hospedagem.

Em 2021, a Rota do Enxaimel foi reconhecida como uma das melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2023, a entidade conquistou medalha de prata no Prêmio Turismo Responsável América Latina promovido pela WTM e recebeu prata no Prêmio Nacional do Turismo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.