A estação mais fria do ano chegou ao fim e, com ela, também foi encerrada a Operação Estação Inverno, realizada em conjunto pelas forças de segurança do Estado, com a participação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Entre os destaques da ação, estão as apreensões de drogas e armas de fogo.
A operação, realizada entre 6 de junho e 22 de agosto, teve como objetivo reforçar a segurança em cidades da Serra catarinense e em outras regiões conhecidas pelas baixas temperaturas e pelo aumento do fluxo turístico nesta época do ano.
A presença ostensiva da corporação contribuiu para ampliar a sensação de segurança entre moradores e visitantes. A iniciativa contou ainda com o reforço de efetivo em 13 cidades, além do emprego de viaturas, pontos de policiamento fixo e itinerante, abordagens preventivas em locais estratégicos e operações voltadas ao trânsito.
Como resultado, foram apreendidos mais de 160 quilos de maconha e cinco armas de fogo. Também foram presas 159 pessoas, recuperados nove veículos com registro de furto ou roubo e cumpridos 35 mandados de prisão, reforçando a importância da operação.
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, a iniciativa cumpriu sua missão ao garantir proximidade com a comunidade. “Durante toda a Operação Estação Inverno, nosso objetivo foi assegurar que moradores, visitantes e turistas pudessem aproveitar as belezas naturais de Santa Catarina com tranquilidade. O empenho do nosso efetivo, aliado à estratégia de atuação nos pontos mais críticos, resultou em quedas expressivas nos índices de criminalidade, garantindo, dessa forma, que Santa Catarina continue sendo o estado mais seguro do Brasil”, destacou.