A Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville realizou as apresentações do projeto Agenda do Professor 2025. Criada em 1999, a iniciativa promove o compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas, valorizando a atuação docente e os processos de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Neste ano, foram selecionados oito projetos, apresentados pelos professores responsáveis no Auditório da Escola SESI de Referência. Os professores se inscreveram por meio de um Edital e uma comissão selecionou os melhores trabalhos.
“Temos hoje uma diversidade de trabalhos da Educação Infantil, das ciências humanas, da arte, matemática, dos anos iniciais, trabalhando as expectativas, os objetos de conhecimento e os objetivos de aprendizagem da nossa rede”, informa a coordenadora de Nucleação da Rede Municipal de Ensino, Susana Cercal de Nascimento.
Um dos trabalhos apresentados foi o “Investigando as Árvores do CEI”, da professora Gisele de Fatima Troczynski Ribeiro, do Centro de Educação Infantil (CEI) Cachinhos de Ouro. Aproveitando a curiosidade natural das crianças em relação à natureza, a professora realizou uma série de atividades com as árvores plantadas no próprio CEI, unindo ciência e arte.
Jovens catarinenses disputam vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2026
“Levamos eles na natureza e deixamos que explorassem. As aprendizagens foram muitas. As crianças conheceram a tecnologia também e utilizaram QR Code para que as pessoas acessem e compartilhem os vídeos que gravaram cantando ao lado das árvores”, explica Gisele.
No projeto Arte Contra a Dengue, da professora Fabiana Castegnaro, do CAIC Professor Mariano Costa, os alunos do 5º ano fizeram uso da técnica artística do lambe lambe para conscientizar a comunidade em relação à prevenção contra a dengue.
Os cartazes confeccionados pelos alunos foram colocados em prédios residenciais (com autorização do condomínio) onde moram alguns alunos. “A arte pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, capaz de conscientizar e mobilizar comunidades em torno de questões de saúde pública”, aponta a professora Fabiana.
Projetos apresentados no Agenda do Professor 2025
- Investigando as árvores do CEI, de Gisele de Fatima Troczynski Ribeiro, do CEI Cachinhos de Ouro
- Arte contra a dengue, de Fabiana Castegnaro, do CAIC Professor Mariano Costa
- População de onde?, de Nicolle Bueno de Godoi, do CAIC Professor Mariano Costa
- Dimensões temporais: tempo, medir, sentir, viver, de Dulcineia Rodrigues Amâncio Fernandes, do CEI Paraíso da Criança
- A casa dos números: explorando o valor posicional na Matemática, de Daiane de Almeida, da Escola Professora Lacy Luíza da Cruz Flores
- Boi de Mamão – A lenda que dança em nossa sala, de Juliana Schenfert Pedack, da Escola Emílio Stock
- Planejar e ensinar: evidenciando a aprendizagem das crianças do 2º período na Educação Física, de Haline Kronbauer Martinelli, do CEI Bianca Carolina Pinheiro
- Entre cartas e correio: explorando a escrita e a comunicação na Educação Infantil, de Daniela Maria de Lima, do CEI Abdon da Silveira.