Os diretores Eduardo Vieira, Julia Kurtz e Fernando Bez representaram o Sapiens Parque na 42ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), realizada entre 15 e 19 de setembro em Pequim, na China. O evento reuniu líderes e especialistas de mais de 70 países para debater tendências e o futuro do ecossistema global de ciência, tecnologia e inovação.
Com programação sediada no Centro Nacional de Convenções da China e no Parque Científico Zhongguancun Changping – um dos polos mais importantes de pesquisa e empreendedorismo do mundo –, a conferência trouxe discussões sobre temas como desenvolvimento da força de trabalho, acessibilidade e equidade social nos espaços de inovação, além de apresentar estratégias que estão moldando os ecossistemas tecnológicos em diferentes continentes.
Durante a missão, a comitiva do Sapiens realizou uma visita técnica ao TusPark, em Pequim, considerado o maior parque científico universitário do mundo. Conectado à Universidade Tsinghua, o espaço abriga mais de 1.500 empresas e instituições, incluindo multinacionais, gigantes da tecnologia chinesa e startups de ponta. Em mais de três décadas de atuação, o TusPark já incubou mais de 10 mil empresas, consolidando-se como referência global em inovação e empreendedorismo.

Foto: Divulgação / Sapiens Parque
Outro destaque da participação catarinense foi a entrada oficial do Sapiens Parque como membro da IASP. Em cerimônia realizada durante a conferência, o diretor-presidente Eduardo Vieira recebeu a certificação que marca a nova etapa de internacionalização do parque.
“Essa conquista fortalece a visibilidade do Sapiens no cenário global, amplia nossas conexões estratégicas e abre novas oportunidades de colaboração com ecossistemas de inovação em diferentes partes do mundo. Ampliar essa internacionalização é um pedido do governador Jorginho Mello que tem feito investimentos importantes no parque nesses últimos dois anos. Acabamos de finalizar mais uma obra de infraestrutura e isso vai atrair mais empresas interessadas em se instalar no Sapiens Parque”, destacou Vieira.