Machado de Assis pode ter copiado a frase, porém… Já digo qual é a frase. Antes preciso lembrar que todos nós, hoje ou ontem, já pensamos o que um dia foi pensado por gênios. Gênios são pessoas que fazem o que muitos podiam ter feito e não fizeram, afinal, quem não sabe que levantar da cadeira, arregaçar as mangas e partir para um trabalho exige determinação e fé? A tal frase do Machado de Assis é aquela que diz que – “A verdade é um remédio muito amargo, mas é o único que nos confere saúde moral”. Você já se deu conta que você nunca vai ser melhor do que ninguém? Nem você, nem o Papa, nem a mãe Joana, nem eu, ninguém, mas… Podemos ser melhor do que nós, de ontem para hoje, de hoje para amanhã e assim até o fim dos ventos da vida. Vivemos nos comparando e das comparações vêm as invejas, as frustrações. – Ah, ela conseguiu, eu não… Ou, então: Ele conseguiu e eu continuo aqui, atolado! São comparações inúteis, levianas. Agora tem uma coisa: ser melhor hoje do que fomos ontem, ah, não é para qualquer um, é coisa para os decididos da vida. Não nos damos conta de que vivemos nos repetindo e invejando os outros. Quem não sabe que água parada não move moinhos? Ontem li 10 páginas? Hoje vou ler 11, amanhã 12… E assim com todas as virtudes positivas, um passinho, um centímetro por dia vai-nos levar adiante nos possíveis avanços humanos durante a existência. E com isso, os outros vão nos tomar como exemplos, vão nos invejar, vão se comparar. Conheço casos de homens e mulheres que já estão no terceiro, quarto casamento, mais homens que mulheres, porém eles não se dão conta de que os erros estão neles mesmos. Não aprenderam no primeiro casamento, acham-se os tais, não melhoram em nada, mas acham-se os certos. E vivem tropeçando. A razão? Não melhoramos por magias, mas por pequeninos passos, passos diários. O inglês que “domino” quebra-me todos os galhos possíveis, porém… O que sei é nada perto do que não sei. Desanimar, parar, achar-se o tal, é acelerar a marcha a ré… Quem tem que ser vencido, superado, está dentro de nós.
MULHERES
Não vejo um “intitulado” falando disso… É preciso lembrar que todos os métodos anticoncepcionais (a exceção da camisinha) danam a saúde da mulher. Abalam, não raro, mortalmente a saúde. Agora, chega às farmácias mais um anticoncepcional, vem em forma de injeção. Funciona por dois ou três meses. É preciso que as mulheres se lembrem que sua biologia tem um “programa”, os anticoncepcionais andam na contramão desse “programa”. Anticoncepcionais são para favorecer os homens. Não será por falta de aviso…
SER
Todos queremos ser e crescer. Então vamos lá, primeira lição: ler o jornal da cidade, da região. Ler para saber e ter o que dizer, não ser um desavisado que ouve e diz: – Ah, eu não sabia! Ler livros, um livrinho por mês não faz mal a ninguém e é uma vitamina robusta, dá beleza à memória e provoca inveja nos outros… A beleza dos saberes da cabeça é o elixir da vida.
FALTA DIZER
Meus arquivos. Peguei um jornal “religioso” e uma das donas do jornal tentando explicar o texto de Efésios 5:21. Aquele que diz: – “Assim como a Igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos…”. E aí, as mulheres vão reagir? Quando? Sujeição é escravidão.