A técnica de enfermagem da Prefeitura de Joinville, Geny Calazans, viveu pela décima vez a emoção de ajudar uma criança a vir ao mundo, mas com um detalhe bem especial: todos foram realizados nas ambulâncias do SAMU. O décimo parto aconteceu na última quarta-feira (24/9), e precisou ser realizado às pressas dentro da ambulância, ainda a caminho da maternidade.
Geny tinha recém chegado à base da unidade quando a gestante Andressa dos Santos Antunes, e o marido Leandro Dias chegaram às pressas na porta do SAMU pedindo ajuda e informando que a bolsa havia estourado. Rapidamente, a equipe conduziu a gestante para a ambulância, verificou os sinais vitais e iniciou o contato com a Central de Regulação.
Natal de Joinville abre inscrições para o Palco Cultural
A ambulância tinha se deslocado poucos metros quando a gestante iniciou o trabalho de parto. Geny e o condutor socorrista, Jairo Boemer, pararam a ambulância para iniciarem imediatamente o atendimento para o parto.
Despesas com saúde em Joinville crescem 11,9% e chegam a R$ 835,2 milhões
O choro intenso anunciou a chegada de Ísis Helena. A equipe verificou os sinais vitais da criança, a aqueceu e a aconchegou com a mãe. Após o nascimento, a família foi transportada em segurança para a Maternidade Darcy Vargas, onde mãe e a bebê passam bem e estão em acompanhamento e exames até o momento da alta.
“É uma alegria que vou me lembrar pra sempre, ter a oportunidade de auxiliar uma mãe no parto, e saber que a mãe e o bebê estão bem e saudáveis. É uma criança linda”, emociona-se Geny, que trabalha há 12 anos no SAMU e é técnica de enfermagem há 16 anos.
O pai, Leandro, contou que a intenção do casal era chegar até a maternidade, mas quando perceberam que não daria tempo, pararam no SAMU.
“A previsão era ela nascer no dia 25, chegou um dia antes. Quando percebi que a minha filha estava começando a nascer, fiquei nervoso, mas fomos muito bem atendidos e está tudo bem com elas”, informa o pai. O casal também são pais de Pyetro, de 7 anos.
Trabalhos de parto dentro de uma ambulância são ocorrências mais inusitadas, mas que já fazem parte da rotina intensa das equipes do SAMU.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um serviço de emergência responsável por prestar socorro imediato à população em diversas situações de urgências e emergências, como traumas, casos clínicos, pediátricos, obstétricos, psiquiátricos, entre outros. Fundamental para salvar vidas e evitar agravamento de determinadas condições de saúde, é um serviço móvel de atendimento 24 horas, gratuito e que pode ser acionado pelo número 192.