A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Nova York, onde acontece a 80ª Assembleia Geral da ONU, reúne pelo menos 100 integrantes e já consumiu R$ 3,3 milhões em hospedagem e aluguel de veículos para deslocamento nos Estados Unidos. A informação foi publicada pelo site Metrópoles.
O grupo inclui não apenas ministros e dirigentes que participaram diretamente da Assembleia Geral, mas também servidores e funcionários de estatais enviados para compromissos paralelos, como a Semana do Clima de Nova York.
Ainda segundo o portal, enquanto parte da equipe participa de reuniões, outros aproveitaram o tempo para registrar passeios turísticos em ônibus panorâmicos e corridas no Central Park, como mostram publicações nas redes sociais.
Um dos casos citados envolve a diretora de Políticas para Quilombolas e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial (MIR), que compartilhou imagens em pontos turísticos como a Times Square. Conforme portaria publicada no Diário Oficial, sua agenda oficial inclui uma “reunião coorganizada entre o MIR e a RRI”.
O MIR afirmou que a servidora está em Nova York para a Semana do Clima e que sua participação tem como foco a preparação do Brasil para negociações da COP30, além de tratar de temas como justiça climática, equidade racial e reconhecimento de povos tradicionais.