Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Eduardo Bolsonaro lança pré-candidatura à presidência – entenda

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Por: Pedro Leal

24/09/2025 - 15:09

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se lançou como candidato à presidência da República nesta terça-feira (23), com a condicional de que só manterá a candidatura caso o pai não puder se candidatar.

“Eu sou, na impossibilidade de Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República. É por isso que o sistema corre e se apressa para tentar me condenar em algum colegiado, seja na primeira turma do STF, para tentar me deixar inelegível”, declarou em entrevista ao Contexto Metrópoles.

Possibilidade de diálogo entre Lula e Trump é avanço importante, diz Fiesc

Em paralelo, a esposa de Bolsonaro, Michelle, disse que pode encabeçar alguma chapa em 2026, em entrevista a um jornal britânico. Ela afirmou ainda que sua prioridade no momento é cuidar do marido, que descobriu recentemente lesões cancerígenas na pele.

Eduardo e Figueiredo têm 15 dias para se manifestarem sobre denúncia apresentada pela PGR

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou um processo contra o deputado, acusado de quebra de decoro, enquanto a Procuradoria Geral da República entrou com uma ação contra o deputado alegando coação no processo em que o pai é réu e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele também pode ter o mandato cassado por faltas.

O deputado alega que não pode retornar ao Brasil por ser alvo de “perseguição política” e viver em condição de exílio nos Estados Unidos. Ele chegou a pedir licença do mandato, mas o prazo expirou em julho, o que fez com que ele começasse a acumular faltas não justificadas.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).