As escolas estaduais cívico-militares de Santa Catarina têm incentivado a melhoria do comportamento dos estudantes dentro e fora das unidades. Os valores do respeito, da ordem, da disciplina são cada vez mais absorvidos pelos alunos, o que tem refletido no desempenho acadêmico, na conduta e nas relações interpessoais. O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares está sendo ampliado com mais duas novas unidades neste segundo semestre na EEF Hugo Roepke e na EEB Inspetor Eurico Rauen, em Timbó e Videira, respectivamente.
“Estamos expandindo esse modelo maravilhoso que já se provou muito eficaz. As escolas cívico-militares são referências na disciplina e no ensino. A educação aliada à disciplina é uma combinação que, com certeza, faz a diferença no presente e no futuro dos nossos estudantes”, disse o governador Jorginho Mello.
A iniciativa se justifica pela intensa demanda da comunidade escolar pela implementação do modelo cívico-militar nas unidades. Entre os motivos apontados para a procura estão o estímulo ao comportamento sadio, o respeito e a disciplina, o ambiente seguro e acolhedor que o modelo proporciona, além de preparar os estudantes para a vida em sociedade.
“A expansão das escolas cívico-militares é um dos principais pedidos do nosso governador Jorginho Mello e estamos trabalhando para isso. O modelo está se mostrando bastante efetivo dentro e fora das salas de aula, agradando a toda comunidade escolar”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Nas escolas estaduais cívico-militares, os militares atuam como Oficiais de Gestão e Monitores. Eles auxiliam no cotidiano escolar, assim como no desenvolvimento de projetos de maneira transversal, interdisciplinar e contextualizada, visando a formação e o desenvolvimento integral dos estudantes. O restante da estrutura segue a mesma organização das demais unidades.
As escolas cívico-militares de SC
- EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá
- EEB Sólon Rosa, em Curitibanos
- EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama
- EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí
- EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra
- EEF Hugo Roepke, em Timbó
- EEB Inspetor Eurico Rauen, em Videira
- EEB Cel Pedro Christiano Feddersen, em Blumenau
- EEB Prof. Irene Stonoga, em Chapecó
- EEB Joaquim Ramos, em Criciúma
- EEB Prof. Emerita Duarte de Souza, em Biguaçu
- EEB Ildefonso Linhares, em Florianópolis
- EEB Professor Ângelo Cascaes Tancredo, em Palhoça
- EEB São José, em Herval D’oeste
- EEB Cora Batalha da Silveira, em Lages
- EEB Prof. Jaldyr Bhering F. Da Silva, em São Miguel do Oeste
- EEB Henrique Fontes, em Tubarão