A estátua símbolo da rede varejista Havan foi alvo de vandalismo e destruída por um incêndio criminoso na madrugada desta terça-feira (23), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O monumento, réplica da Estátua da Liberdade, estava instalado em frente à unidade da loja, na Avenida Honorato Viana.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que dois indivíduos chegaram ao local por volta das 2h e atearam fogo à estrutura. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 3h14 e conseguiu controlar as chamas, que chegaram a se alastrar para um terreno vizinho. A estátua, no entanto, foi completamente consumida pelas chamas, restando apenas a estrutura metálica.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar os crimes de dano ao patrimônio e incêndio doloso — quando há intenção deliberada de causar prejuízo. Até o momento, os suspeitos não foram identificados.
Em nota oficial, a Havan classificou o ato como criminoso e informou que está colaborando com as autoridades para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados. A empresa também manifestou preocupação com a escalada de atos de vandalismo e ressaltou a importância de preservar o patrimônio público e privado.
As investigações seguem sob responsabilidade da Delegacia de Polícia de Petrolina.