A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMPHDU), deu início a mais uma Consulta Pública sobre acessos à orla, a serem abertos ou fechados. Desta vez, interessados podem opinar sobre o Setor 2, que se estende de Santo Antônio de Lisboa até o Saco Grande. Para participar, basta responder ao formulário até 06 de outubro.
A iniciativa visa revitalizar áreas litorâneas, remover obstáculos ao acesso público e implantar pontes ou decks quando necessário para melhorar o lazer das regiões preservando o meio ambiente. Para alcançar essas metas, estabelecidas pelo Plano Diretor da cidade, um Comitê Técnico Multidisciplinar da Prefeitura define normas e avalia processos relacionados às passagens para a orla. O relatório de diagnóstico desta área pode ser acessado através deste link.
Esta pesquisa de participação popular dá continuidade a outras duas já realizadas, sobre o Setor 1, que contempla os bairros Centro, Agronômica, José Mendes, Saco dos Limões, Estreito e Coqueiros, e Setor 7, que engloba a Tapera e o Ribeirão da Ilha. Mais informações e resultados das consultas públicas anteriores podem ser consultados no site da Rede de Planejamento de Florianópolis.