A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, irá inaugurar neste sábado (20) o Orquidário Municipal Marino Joaquim Coelho, localizado no bairro Itacorubi, às 10h, no Jardim Botânico de Florianópolis.
O intuito do espaço é valorizar o contato direto com o meio ambiente, reforçando o compromisso com a conservação das orquídeas, onde cada planta será devidamente catalogada, para que haja organização e o registro botânico do acervo. Dentre as espécies destacadas está presente a orquídea Laelia purpurata, símbolo oficial de Florianópolis desde o estabelecimento da Lei Municipal nº 7.037, de 9 de maio de 2006.
O nome Marino Joaquim Coelho é uma homenagem ao fundador da antiga Sociedade Orquidófila Catarinense, atualmente conhecida como Associação Orquidófila de Florianópolis (ASSOF). Apaixonado por orquídeas, Marino chegou a plantar espécies como a Laelia em diversas ilhas e em praças públicas da cidade. Ele também foi responsável por criar a tradicional “Peixada do Marino”, evento anual que reúne amigos, orquidófilos e entusiastas de diversas partes do Brasil.
Grande parte do acervo do Orquidário é resultado de doações realizadas pela ASSOF, que inicialmente, será destinado apenas à visitação e observação das espécies, porém há a intenção em fases futuras, de também utilizá-lo para atividades de pesquisa científica e reprodução das orquídeas.
“Inaugurar este Orquidário é um grande passo para estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis ao meio ambiente, principalmente na aprendizagem para aqueles que têm interesse na conservação de orquídeas”, destaca o secretário Alexandre Waltrick, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Foto: Andy Puerari/PMF
O Jardim Botânico de Florianópolis também passou por obras de melhorias recentes, como a implantação de aproximadamente 1.200 metros de novo calçamento em paver, material que permite a drenagem da água e protege as plantas. A intervenção também teve como objetivo ampliar a acessibilidade, beneficiando especialmente pessoas com deficiência (PCDs).
Outra novidade é o novo letreiro instalado na entrada do espaço, que foi realizado em julho. A estrutura conta com uma iluminação em LED branco, valorizando o aspecto visual, mas também chama a atenção de quem passa pelo local, como afirma o gerente do Jardim Botânico, Roberto Amaro, “Muitas pessoas ainda desconhecem que Florianópolis tem um Jardim Botânico. A intenção é chamar o público para conhecer e contemplar o espaço”.