Dos 16 deputados federais de Santa Catarina, apenas dois votaram contra projeto de lei que anistia os condenados pelos atos extremistas do 8 de janeiro de 2023. Sem surpresa, Ana Paula Lima e Pedro Uczai, ambos do PT, não seguiram com os demais parlamentares do estado, que votaram a favor da proposta.
O requerimento de urgência teve o placar foi de 311 a favor e 163 contra. A urgência leva a análise do projeto diretamente ao plenário da Casa, sem a necessidade de passar pelas comissões permanentes da Casa.
A votação da urgência seria uma sinalização do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), à oposição, que entregou a maioria dos votos para a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das Prerrogativas, na votação da terça-feira (16).
A oposição considera que o voto do mérito do projeto deve acontecer em até 15 dias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já declarou publicamente ser contra a proposta. O Palácio do Planalto, contudo, seria favorável a uma redução das penas, mas as negociações ainda não avançaram. Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já sinalizaram que tal anistia seria inconstitucional
Veja como votaram os deputados de SC
A favor
- Caroline de Toni (PL)
- Cobalchini (MDB)
- Daniel Freitas (PL)
- Daniela Reinehr (PL)
- Fabio Schiochet (União Brasil)
- Geovania de Sá (PSDB)
- Gilson Marques (Novo)
- Ismael (PSD)
- Jorge Goetten (Republicanos)
- Julia Zanatta (PL)
- Luiz Fernando Vampiro (MDB)
- Pezenti (MDB)
- Ricardo Guidi (PL)
- Zé Trovão (PL)
Contra
- Ana Paula Lima (PT)
- Pedro Uczai (PT)