Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Florianópolis e Governo de SC firmam convênio em Segurança Pública

Foto: Allan Carvalho/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

17/09/2025 - 15:09 - Atualizada em: 17/09/2025 - 15:52

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), e o Governo do Estado de Santa Catarina vai ajudar a financiar equipamentos para a segurança pública da capital. Serão mais de seis milhões revertidos em itens e serviços para reforçar atividades administrativas da Secretaria e o operacional da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF).

Os repasses vão financiar a aquisição de coletes de proteção balística, dois quadriciclos e duas motos aquáticas, além de drone para reforçar ações do setor de fiscalização e da GMF, sobretudo na alta temporada. O setor administrativo da SMSOP receberá novos monitores de computador, contemplando as fiscalizações municipais e GMF. O setor de TI da Guarda Municipal também será contemplado com a aquisição de computadores de alto desempenho.

Foto: Allan Carvalho/PMF

Com os recursos, a SMSOP também vai garantir a continuidade do contrato de mais de 700 câmeras de videomonitoramento – incluindo instalação, manutenção e disponibilização das imagens – além de contratar prestadores de serviços para demolições de construções irregulares. O convênio vai custear, ainda, a locação de veículos para auxílio em fiscalizações com foco em diferentes áreas, como meio ambiente, obras e Defesa Civil. Também está prevista a locação de 15 veículos com plotagem, iluminação e sistema sonoro para utilização como viaturas da GMF.

A vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, ressalta a importância da colaboração do governo estadual. “O convênio demonstra a solidez da parceria entre as esferas municipal e estadual para fortalecer a segurança pública. Os recursos vão nos ajudar a modernizar ainda mais os serviços, reforçar a estrutura e garantir que a GMF e outros setores da Secretaria atuem com ainda mais eficiência”, finaliza.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.