As crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (Neim) Professora Alessandra Abdalla, na Tapera, caíram no samba e conheceram um pouco dessa dança e gênero musical. Membros da Acadêmicos do Sul da Ilha, agremiação carnavalesca do bairro, estiveram na unidade educativa. As professoras Elizabeth Martins e Isabel Cristina Costa já relataram para as crianças de 4 a 6 anos a história da localidade, da pesca, das moradias, bem como fizeram a narração de contos e lendas.
O projeto “Culturas da Ilha”, que já havia trabalhado também o boi de mamão e a capoeira, avançou com o convite para que a escola de samba viesse até o Neim. “A proposta é que as crianças, que são da comunidade, vivenciem, de forma prática, o que falamos para elas”, observou Elizabeth Martins.

Foto: Divulgação/PMF
Para o momento de descontração, alegria e aprendizado, com as 35 crianças, comparecerem na unidade o diretor de marketing Israel Nascimento , o diretor de carnaval Carlos Eduardo Laurindo , a coordenadora de passistas Priscila Machado e os ritmistas Dido, Jonas, Luciano, Nando e Luiz Paulo.
Aos pequenos foram mostrados alguns instrumentos, a exemplo do surdo, cavaquinho, caixa, cuíca, pandeiro e tamborim, assim como houve a explicação sobre o funcionamento de cada um deles. Os representantes da escola de samba falaram a respeito dos mais variados tipos de sons emitidos pelos objetos com cordas (vibração) e de percussão (batida, fricção ou agitação). As crianças tiveram a oportunidade de tocar os instrumentos da agremiação que possui as cores azul e rosa.

Foto: Divulgação/PMF
Para encerrar, ocorreu um minidesfile de todos, entre a sala das crianças e o campinho do Núcleo de Educação Infantil. “O nosso objetivo é estar cada vez mais próximo da nossa comunidade”, destacou o diretor de marketing Israel Nascimento. Ele descreveu o momento com as crianças como algo incrível. “As crianças são o futuro e a cultura é um caminho para garantir um mundo melhor”, disse.

Foto: Divulgação/PMF
Em junho, a agremiação participou de uma atividade cultural no Neim José Rodrigues Willamil, que também está localizado na Tapera. A escola de samba, fundada em 2008, estará no Neim Hassis, na Costeira, em outubro.