A mostra competitiva da oitava edição online do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul reúne 108 produções de todo o Brasil, entre longas, médias, curtas-metragens e videoclipes. O evento contará com ações presenciais de 29 de setembro a 8 de outubro, em escolas, empresas e faculdades, com sessões de filmes e atividades culturais. Palestras com profissionais de várias regiões do Brasil acontecerão em formato online. De 9 a 11 de outubro, os filmes da Mostra Competitiva poderão ser assistidos online, pelo canal do festival. Os filmes premiados ficarão disponíveis até 14 de outubro.
Além disso, o festival conta com filmes convidados de diversos gêneros, e, pela primeira vez, realiza ações culturais presenciais pré-festival em diferentes locais de Jaraguá do Sul.
Gradualmente, o festival vem se consolidando como um dos principais espaços de valorização do audiovisual independente no país. O número de inscritos comprova a relevância do evento e também evidencia a importância de festivais como este para a promoção do cinema alternativo. Ao incentivar a produção, a circulação e o debate em torno de obras independentes, o evento reforça seu papel estratégico no fortalecimento de um cinema brasileiro plural, criativo e acessível.
A lista oficial das premiações acontecerá no encerramento do festival. Todos concorreram para a premiação de 24 categorias: Melhor longa-metragem, Melhor média-metragem, Melhor curta-metragem, Melhor animação, Melhor documentário, Melhor ficção, Melhor experimental, Melhor videoclipe, Melhor direção, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor diversidade, Melhor direção de fotografia, Melhor direção de arte, Melhor roteiro, Melhor montagem, Melhor figurino, Melhor trilha, Melhor som direto e Menção honrosa.
O júri é composto por: Fabricio Linzmayer (ator/produtor/Jaraguá do Sul/Schroeder), Raphael Bittencourt (cineasta/produtor/diretor/Atlanta-EUA), Bruno Younes (Graduado História/Educação Cultural – Jaraguá do Sul), Jo Rauen (Diretor/Produtor Cultural – Florianópolis) e Silviani Barone (diretor/produtor – PR).
A Comissão Organizadora, é composta por: Isaac Huna (produtor cultural/Jaraguá do Sul), Catia Lima (atriz/advogada/Jaraguá do Sul), Sergio Pedrotti (produtor cultural/Jaraguá do Sul), Alexandre dos Santos (MKT/produtor cultural/Jaraguá do Sul) e (Luciane Toledo (jornalista/Florianópolis).