Blumenau começou a receber nesta sexta-feira (12) o trabalho de campo do Serviço Geológico do Brasil para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A primeira vistoria ocorreu no Distrito da Vila Itoupava, com acompanhamento da equipe da Defesa Civil.
O plano tem como objetivo mapear áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações, além de propor medidas de prevenção e segurança. Segundo o geólogo Anselmo Pedrazzi, a geografia acidentada do município exige atenção especial. “Estamos prevendo uma grande quantidade de processos de movimento de terra, algumas quedas de barreira e também alagamentos”, destacou.
Atualmente, Blumenau já possui 271 áreas classificadas como de alto risco, conforme a Carta Geotécnica. Para o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, o novo levantamento vai permitir decisões mais precisas sobre obras de prevenção e aplicação de recursos.
O PMRR é uma exigência da Lei Federal 12.608/2012 e Blumenau está entre as dez cidades brasileiras contempladas nesta etapa do estudo. Os trabalhos seguem ao longo da próxima semana em outros bairros do município.