Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Florianópolis abre Consulta Pública sobre a delimitação dos bairros

Foto: Allan Carvalho/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/09/2025 - 09:09 - Atualizada em: 15/09/2025 - 09:15

A Prefeitura de Florianópolis tem Consulta Pública aberta sobre o estudo de delimitação dos bairros da cidade. O objetivo é averiguar se a proposta de delimitação, elaborada por estudos técnicos, contempla a realidade dos moradores, para entender como melhorar a infraestrutura de cada bairro. Para contribuir, basta acessar o formulário bit.ly/consultabairros até quinta-feira (18) e a proposta pode ser consultada no site redeplanejamento.pmf.sc.gov.br.

“A divisão territorial é fundamental para qualificar o processo de gestão e planejamento do território. Nosso Plano Diretor define essa divisão em escalas, subdividindo o município em Regiões, depois em Distritos Administrativos, Bairros e por fim as Localidades. Por isso, após a delimitação dos bairros, partiremos para o detalhamento de subdividir as localidades, especializando cada vez mais o conhecimento territorial local e facilitando a vida do morador”, explica Kaliu Teixeira, Subsecretário de Planejamento e Gestão Territorial.

A Consulta Pública, presta um papel fundamental para que a Prefeitura saiba como e onde investir nas melhorias na infraestrutura de cada localidade, como áreas de lazer, acesso via transporte público, investimento em postos de saúde e serviços essenciais de energia elétrica e saneamento básico. A revisão da divisão municipal está prevista no Plano Diretor, e busca preservar a identidade cultural em cada região.

Os estudos multissetoriais de mapeamento do território tiveram como base o Mapa de Bairros Cadastrais, proposto pelo Departamento de Cadastro e Base Territorial, e compatibilização de dados em plataformas abertas, como Google Maps e consulta aos CEPs dos Correios.

A definição e delimitação dos bairros no município foram feitas com critérios e requisitos, incluindo o respeito aos Distritos Administrativos; a manutenção dos bairros atuais definidos em lei, quando não houvesse conflito com os Distritos Administrativos; as Unidades Espaciais de Planejamento; o sistema viário municipal; e Unidades de Conservação. Além disso, a identidade das comunidades locais foi considerada para manter o senso de pertencimento dos moradores.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.