Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Disputa declarada – Acontece SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/09/2025 - 07:09 - Atualizada em: 13/09/2025 - 09:18

A declaração do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, no evento do PSD em Balneário Camboriú, dá mostras de que seu partido de fato não cogita composição no projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL). “Eu vou ser candidato”, atestou na frente do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. “Com o apoio do meu partido, não importa quantos virão”, reforçou Rodrigues. O detalhe é que a fala foi feita horas depois do anúncio da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, apesar dos movimentos pela anistia, deve mesmo ficar fora do páreo nos próximos anos. Sem ele, o campo da direita fica aberto a novas opções, justamente onde o PSD tenta se colocar. O cenário pode se reforçar se o PL optar por chapa pura, como quer a ala radical, com Carol de Toni e Carlos Bolsonaro concorrendo ao senado. Assim, Esperidião Amin, da Federação Progressista (União + PP) , com 62 prefeituras em SC e bom tempo de TV, pode rumar para o projeto do PSD, embaralhando o jogo político. A ver.

Mudança

A confirmação de que o PSD terá João Rodrigues ao governo pode fazer com que o prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto, troque de partido e retorne ao Republicanos, sigla pela qual se elegeu vice-prefeito em 2020, ao lado de Gean Loureiro (União Brasil). Topázio está inteiramente no projeto de reeleição de Jorginho Mello.

Edital

O deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) abre as inscrições para o edital de emendas parlamentares individuais de 2026, conhecido como “Sem Barganha”. Em sua 7ª edição, a iniciativa é pioneira no Brasil por garantir que os recursos públicos sejam destinados com critérios técnicos, transparência e sem negociatas políticas. O prazo vai até 15 de outubro.

Comércio

As vendas do comércio varejista de SC seguem em alta neste ano de 2025, crescendo o triplo da média nacional. Enquanto o comércio do Brasil registra alta de 1,7% entre janeiro e julho, o percentual catarinense é de 6,3%. O desempenho positivo coloca o estado como o segundo no ranking nacional, atrás apenas do Amapá, com 7,9%. Os dados são do IBGE.

PT SC

Foto: Arquivo/Agência AL

O deputado Fabiano da Luz passa a ocupar oficialmente a presidência estadual do PT a partir deste fim de semana. A expectativa é de que sua gestão trabalhe com foco na unificação interna, no diálogo com os movimentos sociais e entidades. A deputada Luciane Carminatti será a primeira vice-presidente e o deputado Padre Pedro Baldissera, o segundo vice.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.