Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (12), com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e outras autoridades políticas, a tão aguardada revitalização da SC-110, que liga Pomerode a Jaraguá do Sul. As obras em um trecho de 11 quilômetros — entre o pé da serra, em Jaraguá do Sul, e o Centro de Pomerode – fazem parte do programa Estrada Boa, do governo estadual, e tiveram a ordem de serviço assinada em novembro de 2021, com início dos trabalhos em março de 2022.
Jorginho Mello destacou que a revitalização do trecho da rodovia era esperada há mais de 20 anos e oferecerá mais segurança, fluidez no tráfego e desenvolvimento para a região. “Quando a gente entrega uma obra dessa, que é uma luta de muitos anos, a gente fica muito feliz. Uma obra que vai ajudar a transformar ainda mais essa região aqui, que é bonita e cresce próspera, porque trabalha e produz”, declarou.
O deputado Dr. Vicente (PSDB), que liderou o movimento político que articulou o início das obras e foi autor da emenda que garantiu a inclusão da revitalização no orçamento do Estado como prioridade nos programas governamentais dos governos Moisés e Jorginho Mello, afirmou que esta inauguração fecha um ciclo. “Trabalhamos muito para que essa obra saísse do papel e deixasse de ser apenas promessa. É uma iniciativa fundamental para a segurança de quem trafega e mora entre Jaraguá e Pomerode. O foco sempre foi reduzir acidentes e melhorar o fluxo. Foram mais de R$ 41 milhões investidos em um trajeto desafiador para a engenharia, por se tratar de um trecho de serra baseado em um projeto antigo que precisou ser atualizado. Além disso, houve ainda questões ambientais que precisaram ser superadas”, destacou o deputado.
“Agradecemos ao governador Jorginho Mello, que atendeu nosso apelo, ouviu a região, e priorizou a conclusão da obra. Também a paciência da comunidade local, que acompanhou cada etapa. Agora todos poderão usufruir dessa rodovia de forma segura e cidadã. Esta conquista é mais infraestrutura para salvar vidas”, concluiu o parlamentar.

Foi revitalizado um trecho de 11 quilômetros, entre o pé da serra, em Jaraguá do Sul, e o Centro de Pomerode | Foto: Fábio Junkes
O deputado Antídio Lunelli (MDB) também destacou a importância da obra “mais do que merecida” e agradeceu ao governador. “Pomerode e Jaraguá do Sul são duas cidades muito fortes na questão industrial e no turismo também. O momento é de agradecer ao nosso governador Jorginho Mello pela sua parceria com os nossos deputados e com os municípios”, disse.
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, reforçou que a obra foi muito esperada pelas comunidades de Jaraguá do Sul e Pomerode e destacou sua importância para o turismo das duas cidades, para escoação da produção e para o transporte em geral. “Para tudo, a gente depende desse acesso aqui. Estava praticamente inviável da maneira que estava, cheio de problemas de desmoronamentos, enfim, agora foi feita essa revitalização, a subida dos dois lados, tem a segunda pista, e ficou muito bom. Acabei de vir de Jaraguá para cá e realmente a gente pode dizer que dá para trafegar com tranquilidade nesse espaço aqui”, afirmou.
Rafael Ramthun (PL), prefeito de Pomerode, agradeceu ao governador pelo trabalho que vem sendo feito nos municípios, afirmando que Jorginho “cumpre aquilo que fala”.
Entre as autoridades presentes também estava o deputado federal Gilson Marques (Novo), que é de Pomerode. O parlamentar disse que o governo federal tem dívida com Santa Catarina e que “independente da ajuda da União, os catarinenses estão se esforçando para dar certo com recursos próprios”. Ele finalizou agradecendo “a todos que fizeram parte desse trabalho e aos pomerodenses”.