Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Enganos inaceitáveis – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

13/09/2025 - 07:09

Todos temos instintos, instintos se confundem com intuição. Os humanos que se acham alguma coisa jogaram o “instinto” para os bichos e ficaram com a intuição, como se fossem coisas diferentes. Instinto ou intuição é conhecimento sem consciência, sabemos que sabemos sem saber por que sabemos. Muitos, sem cabeça, dizem que a Inteligência Artificial vai acabar com a metade dos trabalhos no mundo, vai liquidar com muita gente. Refinados parvos. Os básicos da vida, os essenciais da vida nunca serão substituídos por robôs, mas esse é o desejo dos prepotentes, dos ditadores do analfabetismo. Esta minha irritação, leitora, leitor, me chegou mais uma vez após as leituras do dia. Acabei de ler, pela milésima vez, sobre “As 10 soft-skills mais requisitadas pelas empresas”. A adoção dessa expressão “soft-skills” aqui entre nos é coisa típica de povos que não se respeitam, como os brasileiros. Soft-Skills não são outra coisa senão comportamentos adequados às mais diversas situações na vida, soft-skills é educação, bons modos, inteligência emocional. E o que quero dizer é que pelos nossos “instintos”, chamados de intuições, sabemos do que fazer em certos ou todos os momentos da vida. Sem essa de “estudei pouco, nuca viajei, família pobre, colégios públicos, ninguém me ajuda”, tudo não passará de safadas mentiras para que a pessoa se diga inocente, vítima. Quem não sabe que para termos boas possibilidades no emprego precisamos de educação? Educação, fique claro, como sinônimo de bons modos, o que os americanos chamam de soft-skills. Esses bons modos tanto podem (e devem) vir dos pais quanto das escolas e das “autoridades” sociais. Agora, tem uma coisa: se ficarmos esperando pelos exemplos desses exemplos que citei, tiremos o cavalinho da chuva. Vai ser perda de tempo. Com isso, sobra-nos os “instintos” ou, vá lá, as intuições. Sem desculpas. Então, o “minguado” que bate na mulher não o faz por não ter estudado, não ter tido boa educação familiar, nada disso, ele bate porque tem mais força física e é um covarde que tem que ser “pegado”… Ah, e sem essa de que a I.A. vai varrer o planeta. Não vai, vai ajudar em algumas coisas, jamais na substituição dos humanos para que sobrevivamos e vivamos num mundo sempre possivelmente melhor. Humanamente melhor, fique claro.

PENA

Qual vai ser a pena, a condenação das “crianças” que surraram até à morte uma menina numa escola pública em Pernambuco? A menina tinha 11 anos e contou antes de morrer que foi empurrada para o banheiro por colegas, uma menina junto, um guri a queria estuprar. Ela reagiu e foi surrada até morrer horas depois. Qual vai ser a condenação dos assassinos? Nenhuma. Pegar esses bandidos jovens e “educá-los” para o resto da vida… Na salinha dos fundos.

INGÊNUOS

Fingem-se de ingênuos, isso sim, pais que dizem, mentindo, que em escolas particulares não há jovens safados de todo tipo, bullying, roubos, surras, cola nas provas, desaforos aos professores, tudo, tudo do ruim ao pior. Muito mais do que os “ingênuos” pensam… Chegamos ao ponto de não haver mais dúvidas, ou as escolas todas se transformam em escolas Cívico-Militares ou… Não haverá saída.

FALTA DIZER

Esse crime de que tenho falado aqui esta semana, o da garota surrada até à morte num colégio em Pernambuco, foi cometido por um “machinho” que queria estuprar a coleguinha e contou com a ajuda de uma garota, uma “mulher”, tudo colegas. Então, uma “aprendiz” de mulher ajudando um bandido num estupro? O que é dela está guardado…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.