A história da Spessatto Sorvetes, hoje uma das marcas mais lembradas e amadas em Jaraguá do Sul, começa muito antes de a empresa nascer.
Original da cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense, a família Spessatto tem raízes italianas e uma forte veia empreendedora. Durante duas décadas, todos trabalharam com vendas, experiência que acabou moldando a essência de cada integrante.
Foi em Flor da Serra do Sul, no Paraná, que o patriarca Darci Spessatto decidiu dar início a um antigo sonho: reunir a família inteira em um mesmo negócio. O primeiro passo veio com a compra de uma antiga máquina de sorvete.
Juntamente com a mãe, Doralina, e os irmãos, abriram o primeiro comércio na pequena cidade de cerca de cinco mil habitantes, localizada na divisa com a Argentina.
“Tirávamos apenas um balde de sorvete a cada duas horas, mas foi o começo da nossa história”, relembra uma das filhas de Darci a frente do negócio, Marivania Spessatto.
Mas o clima frio dificultava as vendas. Foi então que surgiu a ideia de migrar para uma região mais quente, próxima ao litoral. Jaraguá do Sul foi escolhida não só pelo clima, mas também pela proximidade com a Duas Rodas, fornecedora de insumos de alta qualidade.

Família Spessatto. Foto: João Victor/ OCP News
Marivania foi a primeira a se mudar, trabalhando inicialmente na rede Breithaupt, onde conheceu o esposo, Rudinei. Aos poucos, os demais integrantes foram chegando. O irmão Evandro Spessatto, atual chefe de produção, foi o segundo a se instalar.
Com esforço coletivo e financiamento, adquiriram a primeira máquina de sorvete e abriram o primeiro ponto de vendas no terminal de ônibus. Tudo era produzido de forma totalmente artesanal.
Com a família já reunida em Jaraguá, alugaram uma sala no bairro Vila Lenzi, onde passaram a produzir sorvetes de massa em sabores tradicionais.
Em seguida, inauguraram o primeiro bufê de sorvetes, ao lado da linha férrea. O sucesso levou à ampliação do espaço e à consolidação da marca.
Sempre atentos às preferências do público, os Spessatto entenderam cedo a importância de ouvir os clientes.
“Ter nos tornado uma marca tão presente em Jaraguá do Sul é algo muito especial e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade e compromisso com nosso cliente”, afirma Marivania.

Irmãos Spessatto. Foto: João Victor/ OCP News
A gestão segue sendo totalmente familiar. Evandro é responsável pela produção; Dione Maria cuida do financeiro e da comunicação; Diomar é o técnico exclusivo da marca;
Marivania e Rudinei atuam na administração; enquanto os pais, Darci e Doralina, seguem como inspirações no negócio.
“Nossa essência é o cuidado na produção dos sorvetes. Dedicação, amor, felicidade, transparência, carinho, alegria e família”, resume a empresária.
Hoje, a Spessatto não é apenas sinônimo de sorvete, mas também de perseverança e união. A marca construiu uma história marcada por humildade e proximidade com os clientes.
Um dia especial para a família e para Jaraguá
O Dia Nacional do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, tem um peso ainda maior para a família Spessatto.
“Esse dia é um marco muito especial! Celebramos o produto que faz parte da nossa história e da vida de tantas famílias. Sempre preparamos algo grandioso com promoções e ações especiais para que mais pessoas possam aproveitar e se alegrar com nossos sorvetes”, destaca Marivania.
A data é também um momento de celebração coletiva com Jaraguá do Sul e região, onde a marca se consolidou e ganhou o coração dos consumidores.
Para este ano, a expectativa é de que a comemoração proporcione experiências especiais, resgate memórias afetivas e crie novas histórias, fortalecendo ainda mais a relação da família com a comunidade.